Partilhar

Como evitar que meu gato me arranhe

Como evitar que meu gato me arranhe

Não é estranho que nós, donos de gatos estejamos cobertos de aranhões, principalmente nas mãos e nos braços, e também pela barriga ou nos quadris. Isto não significa que o gato queira nos fazer mal, mas é simplesmente consequência de jogos, carícias ou outras situações. Em umComo.com.br damos a resposta à pergunta de como evitar que meu gato me arranhe.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu gato me morda
Passos a seguir:
1

Um gato com as unhas cortadas ou com protetores de plástico não poderá nos arranhar. Neste artigo explicamos em detalhe como cortar as unhas do gato.

2

Quando vamos pegar nosso felino nos braços, temos de fazê-lo por trás e agarrar as duas patas dianteiras com a mão, de maneira que fiquem imobilizados. Assim, evitaremos que o gato nos arranhe nestas circunstâncias.

3

Quando brincamos com ele, cada vez que ele nos tocar com as unhas,temos de dar um grito muito forte, como se sentíssemos muito dor ainda que não seja verdade. Deste modo, nosso gato compreenderá que não está correto o que ele fez e terá mais cuidado na hora de arranhar durante as brincadeiras.

4

A verdade é que para o gato nossa mão é mais um brinquedo e vai demorar a deixar de arranhá-la. O que podemos fazer é apresentar outros elementos quando brincamos com o felino, de maneira que tenha outro objeto para arranhar. Podem ser desde pequenos ratos de mentira até outros brinquedos mais complicados que poderemos encontrar em qualquer loja de animais.

5

Para evitar que o gato nos arranhe, também é adequado não aborrecê-lo muito quando não está de bom humor para isso. Assim, às vezes o felino nos machuca não pelo fato de que esteja a brincar, mas sim porque realmente está aborrecido. Neste artigo ensinamos a interpretar a linguagem corporal dos gatos.

6

Em todo o caso, se seguirmos estes passos e o gato continuar nos arranhando ou inclusive o comportamento ficar agressivo, é recomendável consultar o veterinário, já que o animal pode estar doente e sua conduta é a forma de manifestar isso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu gato me arranhe, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como evitar que meu gato me arranhe

2 comentários
Regina
Uma dica boa para os gatos não arranharem: não adotar o gatinho sozinho, levar o irmãozinho junto. Assim, ele fará as brincadeiras de lutinha com o irmãozinho, e não com sua mão. Uma vez minha gata ficou doente e eu tive que deixá-la passar o final de semana no hospital veterinário. O filhote, que àquela altura tinha uns 5 meses, queria brincar de caça com a minha mãe e me arranhou toda. Quando a mãe voltou, ele foi perturbá-la e não me arranhou mais.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Regina, obrigada por partilhar conosco essa dica ;) Obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos! ;)
Maria
De grande ajuda para quem tem gatos que arranham, o meu nunca me arranhou, é super dócil. Acho que qdo o gato é agressivo, ou ele sofreu com donos anteriores, ou o dono não respeita o gato, ou o gato tem problemas que só o veterinário p ajudar.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, obrigada por partilhar conosco a sua experiência :) Continue a acompanhar-nos em umcomo.com.br! :)

Como evitar que meu gato me arranhe
Como evitar que meu gato me arranhe

Voltar ao topo da página