Como evitar que meu gato suba na mesa

Como evitar que meu gato suba na mesa

Os gatos adoram trepar por todo o tipo de superfícies que sejam interessantes ou desafiadoras. Um desses lugares onde seu gato vai subir a não ser que o impeça é a mesa, e isso é porque é um lugar muito interessante que costuma ter algo especialmente gratificante para ele. Se você não se importa que seu felino suba na mesa onde come ou cozinha, não precisa continuar lendo. Mas se acha realmente incômodo e pouco higiênico, fique atento aos conselhos que oferecemos em umComo.com.br sobre como evitar que seu gato suba na mesa.

Passos a seguir:
1

Se realmente é um problema que seu felino suba na mesa e já não sabe o que fazer para modificar esse comportamento, preste atenção ao que lhe vamos explicar. Como qualquer hábito, este também pode ser alterado com paciência e educação. Os gatos são animais muito curiosos e com sua habilidade especial como trepadores, podem atingir qualquer superfície para pegar algo que desejem.

2

A primeira medida para que seu gato não suba na mesa é não deixar nada sobre ela que tenha o menor interesse: isso inclui papéis, chaves, garrafas de plástico, alguma caixa de papelão, caixa de plástico, entre outros. Na realidade, qualquer objeto que possa ser divertido para que um gato brinque. E principalmente, lembre-se de não deixar nada comestível. A ideia é, se o gato pular para ver o que há na mesa, não verá nada atraente e não voltará a fazer isso, mas este processo não é nada imediato. Se seu gato leva tempo fazendo isso, não vai parar de um dia para outro, por isso tenha paciência e tente não deixar nada sobre a mesa por um tempo.

3

Tente dar ao seu gato a ração antes de sentar à mesa. Se seu felino está satisfeito, não pedirá comida nem começará a rondar pelas suas pernas, sendo menos provável que suba à mesa pedindo ou exigindo atenção. Se mesmo assim seu gato fizer questão de subir na mesa seja firme e diga a ele que não suba. Pense que seu gato não tem fome, agora é movido apenas pela curiosidade. Se for impossível, terá que distrair sua atenção com algum brinquedo enquanto acaba de comer ou cozinhar.

4

Você deve ser muito paciente com a educação do seu gato. É fundamental que cada vez que suba na mesa, você o coloque no chão imediatamente e diga "não" de forma clara e firme. Seu gato deve compreender que esse comportamento não é aceitável, por isso não o confunda mimando ou premiando quando subir. Porque se fizer isto, seu gato entenderá que está premiando o seu comportamento.

5

Para conseguir que seu gato deixe de subir na mesa, também pode fazer uso de técnicas que farão desta uma área desagradável ou incômoda para o seu gato. Você pode usar um spray com sensor que ao detectar um movimento, automaticamente descarrega um aerossol incômodo para o felino. Não é prejudicial para o gato, simplesmente não vai gostar e o notará cada vez que pular. É um ótimo método de aprendizagem que não implica a presença do dono.

Outra forma do seu gato deixar de pular para a mesa é colar alguma fita adesiva sobre a mesa, pois quando pular suas patinhas colarão e ele não vai gostar nada. Às vezes também funciona deixar um pouco de papel alumínio, já que ao pular faz um barulho muito desagradável para ele.

6

Outra forma de educar o seu gato para que deixe de subir na mesa é usando ruídos incômodos. Os sons são uma forte arma dissuasória, uma bexiga que explode, um sininho, o som de um spray, o microondas, etc. Seja qual for o barulho, o importante é que não saiba que é você quem o faz porque se perceber, pulará na mesa quando não estiver em casa. Quando souber a forma de assustar o gato deixe esse objeto sobre a mesa para que ele se lembre do que sentiu.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu gato suba na mesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.