Partilhar

Como evitar que minha cadela tenha uma gravidez psicológica

Por Sara Viega. Atualizado: 29 novembro 2017

A gravidez psicológica, tecnicamente conhecida como "pseudogestação", é um processo muito frequente em cadelas. Seus principais sintomas incluem mudanças no comportamento da cadela, que apresenta uma conduta maternal, e nas mamas, que aumentam de tamanho e produzem leite.

Ainda que muitos especialistas a considerem normal, não está livre de riscos, como a mamite. Para preveni-la, em umComo.com.br explicamos a você como evitar que sua cadela tenha uma gravidez psicológica.

Passos a seguir:
1

Detecção precoce. Como na maioria das doenças que podem afetar nossos animais de estimação, a detecção precoce da gravidez psicológica é fundamental. Para isso, é importante saber que a gravidez psicológica costuma aparecer entre 6 e 12 semanas após o cio, com o qual se recomenda estar atento ao comportamento e às mamas da cadela neste período.

2

Antecipe-se ao problema. Uma forma de conter o problema antes que fique pior, se soubermos detectá-lo a tempo, é retirar os brinquedos que estimulam a cadela, já que ela os reconhece como filhos. Contacte de imediato o seu médico veterinário para iniciarem um tratamento.

3

Esterilização. A forma mais eficaz de prevenir o aparecimento de gravidez psicológica é a esterilização, isto é, a extirpação dos ovários e do útero. Trata-se de uma operação bastante simples que, além disso, evita infecções de útero, gravidez indesejada e reduz o risco de sofrer tumores de mama, já que muitos destes tumores dependem dos estrógenos, hormônios produzidos nos ovários.

4

Cuidado com os anticoncepcionais. Os medicamentos conhecidos como progestogênios, utilizados para evitar o aparecimento do cio em animais, podem aumentar o risco de gravidez psicológica. Recomenda-se utilizar estes fármacos sob a supervisão de um veterinário.

5

Colar elizabetano. Os colares elizabetanos, também conhecidos como "sinos", são uns colares largos de plástico que podem ser adquiridos em centros veterinários e lojas especializadas.

Estes colares são utilizados, uma vez detectada a gravidez psicológica, para evitar que a cadela possa chegar a lamber as mamas, com o qual se evita a irritação e se reduz a produção de leite, pois a lambida das mamas estimula a lactação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que minha cadela tenha uma gravidez psicológica, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como evitar que minha cadela tenha uma gravidez psicológica

3 comentários
Daniel Dias Pessoa
Agradeço pelos ótimos esclarecimentos do seu site, ele contém um excelente conteúdo sobre os animais. Muito obrigado.
Editor umComo.com.br
Oi Daniel! Que bom que gostou das dicas :) Continue acompanhando as nossas sugestões :)
Fatima Abreu
Otimos comentarios. A minha cadela da raca Teckel esta com gravidez psicologica. Ja levei ao veterinario. Os mamilos estao com leite e bem inchados. Porem, com muito fastio.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Fatima, muito obrigada pelo seu comentário e visita! Espero que consiga ultrapassar essa situação com a sua cadela bem rápido!
Fatima Abreu
Muito bom o conteudo ds gestacao psicologica. A minha cadelinha Teckel esta assim, porem com fastio. Ja levei ao veterinario. As mamas estao inchadas e com leite. Estou so na observacao. Obrigada.

Voltar ao topo da página