Como evitar que o gato morda as plantas

Como evitar que o gato morda as plantas

Se você tem um gato já sabe: estes animais são inteligentes e muito curiosos, sempre dispostos a explorar o mundo que os rodeia. Por isso os donos devem prestar muita atenção ao seu comportamento para os manter completamente seguros e livres dos perigos do nosso lar.

E um aspeto importante é fazer o possível para que o nosso gato se comporte no jardim, pois muitas plantas são tóxicas para eles, pondo em risco a sua vida. No umCOMO te damos alguns conselhos para que você saiba como evitar que o gato morda as plantas garantindo assim a sua segurança.

Passos a seguir:
1

Os felinos amam brincar com flores e plantas, quer seja a escavar a sua terra ou simplesmente a mordiscarem e arranhá-las, mas isto muitas vezes pode se converter em uma situação perigosa. Se você tem um gato em casa é muito recomendável que verifique quais são as plantas tóxicas para os felinos, desta forma poderá eliminar ou colocar em um local distanciado do seu jardim aquelas que representem um perigo para o animal, evitando assim acidentes.

2

Temos por hábito acreditar que a natureza é sábia e que os animais de estimação comem sempre aquelas plantas ou alimentos que sabem que os beneficiam. Mas realmente eles nem sempre sabem distinguir entre uma planta tóxica e outra que não o é, por isso é importante habituá-los desde pequenos a não comer nem brincar com as plantas do jardim.

3

Quando saímos com o gato para o jardim é importante observar o seu comportamento, se o virmos aproximar-se das plantas e brincar com elas devemos afastá-lo suavemente e dizer de forma energética NÃO. Isto deve se repetir cada vez que o vemos com este comportamento, deste modo pouco a pouco o animal entenderá que é proibido fazê-lo.

4

Mas como nem sempre podemos estar em cima do nosso gato, existem outros truques simples que persuadirão o animal de brincar com as plantas. O primeiro deles é colocar cascas de laranja na terra, as laranjas têm um cheiro ácido que é muito desagradável para os felinos, o que faz com que não se aproximem das plantas.

5

Um algodão bem impregnado com óleo de cravo e colocado na terra das plantas também é outra boa opção de dissuadir o animal, pois o aroma é desagradável. Com estas duas medidas evitaremos que o gato brinque com a terra e morda as plantas.

6

Mas no caso daquelas plantas de folhagens mais altas que não estão coladas à terra, é conveniente utilizar outro truque. Trata-se de um spray de maçã amarga que se vende nas lojas de animais e que deixa as plantas com um odor e um sabor muito desagradável para os animais de estimação. Isto fará com que o seu gato se mantenha afastado das suas plantas.

7

Quer que o seu gato jamais preste atenção a outras coisas no seu jardim? Semeie uma planta de Nepeta Cataria, também conhecida como erva-gateira, e verá como o animal jamais olhará para outra planta. Essa erva é muito estimulante para a maior parte dos gatos, que se sentem atraídos pelo seu cheiro, tornando-se altamente sensíveis aos seus efeitos. A Nepeta não é perigosa para o animal, e embora os estimule e os faça dar voltas e se exercitarem, não correm o risco de sofrer danos com ela, por isso é que é uma boa alternativa para os dissuadir de brincarem com as outras plantas.

Veja também: Como plantar erva de gato (catnip) em casa

Eduque o seu gato para o manter afastado das suas plantas, use estas recomendações e mantenha sempre seguro o seu curioso e querido animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o gato morda as plantas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.