Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas

Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas

Um dos problemas mais habituais que os donos dos cães enfrentam é que os animais podem tornar-se em destruidores profissionais de sapatos, móveis, brinquedos infantis, cabos, plantas, tudo o que está no seu caminho pode ser mordido, o que se torna numa situação bastante difícil de controlar. São muitas as razões que podem fazer com que o animal aja assim, por isso em umComo.com.br esclarecemos-lhe a situação e damos-lhe dicas para que descubra como evitar que o seu cachorro morda as suas coisas.

Passos a seguir:
1

O cachorro pode morder as suas coisas por diversos motivos: sente-se ansioso porque passa demasiado tempo sozinho, está aborrecido por falta de atividade ou por solidão, tem demasiada energia acumulada e está muito hiperativo ou em casos mais específicos tem dores ou sente desconforto nas gengivas. Cada caso requer uma solução diferente.

2

Durante os primeiros 6 meses de vida é normal que o seu cão morda as coisas, não porque é um cachorro, mas sim porque é igual aos bebes humanos e sente desconforto nas suas gengivas. Nesse caso, deverá comprar brinquedos especiais para aliviá-lo, certificando-se que são adequados ao seu tamanho, aqueles com som são os que mais gostam.

3

Nesta fase é muito importante que lhe dê brinquedos e que o animal associe que essa é a forma de obter alívio e se divertir. Nunca lhe dê um sapato velho ou um objeto seu pois o cão pode não diferenciar o objecto velho do novo e pensará sempre que as suas coisas são para morder e se divertir.

4

Como acontece em qualquer processo de treinamento é importante vigiar o animal e se o apanharmos a morder por exemplo um cabo em vez de um brinquedo seu, devemos dizer-lhe de forma firme não, um simples não. Leve-o para outro sítio e dê-lhe o brinquedo, com tempo e perseverança, o cachorro associará que para morder é o brinquedo e não outra coisa.

5

Se o seu cachorro passa muito tempo sozinho em casa é provável e inclusive normal que se dedique a explorar e a mordiscar: paciência, violência física ou irritar-se não servirá de nada. O melhor é em vez de o deixar todo o dia sozinho, que dê um bom passeio em que o cachorro possa correr muito e queimar energias para diminuir a ansiedade e regressar cansado a casa.

6

Se se trata de um cão que tenha mais de um ano e que tenha começado repentinamente a morder as coisas, é possível que o animal não se esteja a exercitar o suficiente e é por isso que se sente aborrecido. Os animais de estimação necessitam de exercício sobretudo os cães grandes, e 5 minutos não é suficiente, deve dar-lhe pelo menos 30 minutos de distração diária.

7

Nesse tempo devem brincar juntos, correr, ir buscar e trazer os objetos. Se gosta de correr e exercitar-se ao ar livre, leve o seu cão consigo, assim conseguirá fazer duas coisas ao mesmo tempo e compartilhar juntos. Não se esqueça que o seu animal deverá ter os seus brinquedos, para quando passar tempo sozinho em casa.

8

Se apesar dos longos passeios, o gasto de energia, a atenção e muitos brinquedos, o seu animal continua a morder as coisas (especialmente se é adulto) deverá levá-lo ao veterinário, pois o seu cão poderá estar a passar por uma fase de nervosismo e ansiedade, lembre-se que os animais de estimação são mais parecidos conosco do que aquilo que imaginamos.

9

É importante ser paciente, consistente no treinamento, mas entender também que os animais de estimação precisam e merecem exercitar-se e desfrutar do ar livre pela sua saúde e bem-estar, por isso é importante dedicar tempo a ele, assim conseguirá que as suas coisas e a sua casa não sejam o alvo do seu tédio e da sua energia acumulada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu cachorro morda as minhas coisas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Os hábitos dos animais de estimação podem mudar, mas exige tempo, paciência e dedicação da nossa parte.