Como evitar que o meu cachorro roube comida

Como evitar que o meu cachorro roube comida

Um dos problemas que mais enfrentam os donos dos cachorros é o caráter glutão destes animais de estimação, que são capazes de comer a sua comida, roubar a comida de outros animais, vasculhar o nosso lixo ou no lixo de rua e inclusive meterem-se no nosso prato quando estamos distraídos. Corrigir este comportamento requer paciência da nossa parte, em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves para que aprenda como evitar que o seu cachorro roube comida.

Passos a seguir:
1

Muitas pessoas pensam que o seu cachorro rouba comida porque não se alimentam bem, mas se o seu animal está comendo a quantidade adequada para a sua idade e atividade não se deve preocupar por isso. Tenha em conta que são animais bastante glutões que gostam de comer e estão sempre dispostos a provar algo novo e diferente do alimento deles.

2

Desde cachorrinhos devemos habituá-los a comer sempre da sua tigela e a alimentar-se apenas com ração e biscoitos especiais para cachorros. Se você lhe der da sua comida ao longo do tempo ou lhe der o que está a cozinhar, logicamente que o animal desenvolverá um gosto por estes alimentos e irá pedir-lhe cada vez que o vir a comer.

3

O que fazer se já for tarde para isso? Terá de ter muita paciência, pois irá custar-lhe o dobro a corrigir este comportamento. Comece por fazer com que o seu cachorro entenda que o "líder da matilha" é você e não ele, pode consegui-lo com um simples passo, sirva a sua comida sempre depois de já ter comido.

4

Se quer torná-lo muito óbvio, então encha a sua tigela com ração, coloque-a num sítio em que ele não possa acessar e precisamente ao lado da tigela, enquanto o animal o observa, coma qualquer coisa (uma fruta, um biscoito, etc) e depois coloque a tigela no seu lugar habitual para que ele coma. Repita este processo durante pelo menos uma semana, deste modo dará a entender ao animal que não são iguais e que ele tem o seu momento para comer e você o seu.

5

A nossa comida nunca deve ficar ao alcance do animal de estimação, pois ele fará o que for preciso para obter um pedaço de frango ou de carne ou de qualquer coisa que lhe pareça agradável. De preferência não permita que o animal entre na cozinha quanto estiver preparando alimentos nem se aproxime quando estiver comendo, assim evitaremos ataques de ansiedade e de vontade de comer muito.

6

Muitos cachorros adoram roubar comida do lixo, para evitar isso coloque o seu contentor dentro de um armário e certifique-se de que está bem tapado, desta forma o animal não poderá aceder a ele. Se não o conseguir fazer desta forma, pode encontrar nas lojas de animais um produto especial, não tóxico, de sabor amargo que serve precisamente parar corrigir este comportamento.

7

O animal deve compreender que roubar comida não é correto, por isso quando o encontrar a fazê-lo deve dizer-lhe de forma enérgica e convicta NÃO, deste modo entenderá que não o deve fazer. Pode ter que repetir esta ação várias vezes antes de corrigir o seu comportamento.

8

Na rua, quando passear o seu cachorro, é muito mais difícil evitar que vasculhe nos contentores e cantinhos, por isso deverá ter mão firme para o controlar e mantê-lo longe deste locais quando notar que ele quer ir procurar comida.

9

Se tem um cachorro não se esqueça que os cachorros têm a capacidade de desenvolver hábitos muito rápido, se o habitou a dar-lhe comida humana de vez em quando e premiá-lo com alimentos que não são próprios do seu consumo é normal que o cachorro os aprecie. Quanto mais firmes formos durante os primeiros meses, melhor comportamento terá o animal à medida que vai crescendo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu cachorro roube comida, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.