Viver com gatos

Como evitar que o meu gato me morda

Como evitar que o meu gato me morda

Embora adoremos o nosso felino, nem sempre ele é um animal de estimação previsível e, muitas vezes, diante de diferentes estímulos pode reagir com algo que incomoda muito seus donos: as mordidas. Na maioria das vezes trata-se de uma advertência para que não continuemos a contrariá-lo, ou uma reação a algo desagradável; por isso, mais do que ensiná-lo a não morder, devemos ter cuidado com a maneira que nos aproximamos do nosso gato. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você saiba como evitar que o seu gato lhe morda.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu gato morda os cabos
Passos a seguir:
1

Devemos aprender a conhecer e respeitar os nossos animais. Quando um gato nos ameaça com o gesto de morder, ou chega a fazê-lo, geralmente é porque fizemos algo que ele não gosta, muitas vezes de maneira consciente, e o animal reage com irritação. Por isso deve-se evitar este tipo de conduta, pois eles não têm nossa capacidade de raciocínio e reagem com os recursos de que dispõem.

2

Quando acariciar o seu gato, observe como reage. Nem sempre se sentem confortáveis com todas as demonstrações de afeto e alguns se sentem incomodados, por exemplo, quando lhes acariciam o rabo; outros, a barriga. Muitas vezes essas caricias incômodas acabam em mordidas, por isso evite-as.

3

Prefira usar brinquedos para brincar com o seu gato em vez de utilizar as mãos e os pés. Desta forma evitará que no meio da brincadeira, e sem querer, use a boca também para brincar com você.

4

Quando o gato nos morde no meio de uma brincadeira, nossa reação natural costuma ser retirar a mão rapidamente, mas este gesto pode indicar ao gato que continuamos brincando, então ele voltará para continuar a divertir-se. A reação correta deve ser afastar a mão lentamente e dar-lhe um pequeno empurrão ao gato dizendo-lhe NÃO de forma enérgica. Outra alternativa é pegá-lo delicadamente pelo pescoço e dizer "Não", esta é a maneira que as mães disciplinam os filhotes quando crescem ao seu lado.

Se fizer isto cada vez que ele lhe morder, o gato acabará entendendo que não deve morder.

5

Dificilmente um gato morde ao primeiro sinal de irritação. Normalmente adverte antes com rugidos ou movimentos. É importante reconhecer estes sinais e respeitar o animal, não fazer o que lhe incomoda, desta forma você vai se livrar das mordidas.

6

E quando tiver visita em sua casa, sempre avise-a se há algum tipo de caricia ou gesto que provoca alteração no seu gato, pois assim nenhum dos seus convidados acabará com uma má lembrança do seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que o meu gato me morda, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
eliaza
Olá, essa noite aconteceu um fato muito curioso! O gato de algum vizinho miando agressivamente em minha casa, pensei ate que fosse dois gatos brigando, quando sai para espanta lo, me deparei com um gato na porta do quarto que fica do lado de fora da casa, miando muito bravo como quando estao brigando mesmo, neste quarto fica um filhote de cachorro que adotei. Não entendi pq o gato estava fazendo aquilo, nunca vi isso antes, Alguem saberia me explicar: Obrigada"
Como evitar que o meu gato me morda