Partilhar

Como fazer com que meu cão aceite a chegada de meu bebê a casa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer com que meu cão aceite a chegada de meu bebê a casa
Imagem: bebesymas.com

Está grávida e tem um cão em casa? Você se preocupa com o momento que entre em casa pela primeira vez com seu bebê e seu cão o receba e tenha de se habituar a ele. Pode ser um momento delicado se não souber lidar bem. Mas não tenha medo, porque com certeza, com paciência e carinho, seu cão acolherá seu bebê e não terá ciúmes nem problemas de território. Em umComo.com.br queremos orientar você sobre o que fazer para que seu cão aceite a chegada de seu bebê a casa.

Também lhe pode interessar: Como apresentar seu bebê ao seu cão
Passos a seguir:
1

Enquanto chega o bebê, certifique-se de que seu cão está saudável e que não seja muito dependente de você para que não veja o bebê como rival. Se quiser que não entre em certos lugares da casa, limite já seu acesso. Pode consegui-lo fazendo com que seu cão lhe obedeça. Então lhe ensine que o quarto será de seu bebê para que ele se acostume e diferencie entre seus brinquedos e os do bebê. Se achar necessário, ponha gravações de bebês chorando para que se habitue ao som.

2

Assegure-se de que seu cão não é agressivo com crianças ou adultos fora do lar. Ao mesmo tempo, vigie que não tenha um comportamento de caçador. Caso seja agressivo ou tenha comportamento de caça, vá a um veterinário para que oriente você. Se sua resposta é negativa, lembre-se que ao chegar seu bebê, seu mascote receberá menos atenção e talvez tente chamar a sua, mordendo móveis ou quebrando coisas. Não se aborreça com ele e tente não o deixar de lado.

3

Permita-lhe cumprimentar o bebê quando chegar a casa. Mantenha seu bebê bem agarrado e com a presença de outra pessoa, deixe que ele o cheire para que reconheça seu cheiro.

4

Dê-lhe alguma roupa do bebê para que a cheire e se familiarize com seu cheiro. Deixe-lhe algum presente enquanto dorme em seu lugar.

5

Leve-o para participar nos passeios familiares e dos bons momentos, para que associe seu bebê como parte de sua manada e se sinta bem e integrado.

6

Nas primeiras semanas vigie-o e nunca o deixe sozinho com seu bebê. Não é pela possível agressividade de seu cão, talvez seu cão seja o mais carinhoso e incapaz de fazer dano a ninguém, mas os bebês sentem muita curiosidade por tudo o que os rodeiam e tendem a agarrar, beliscar e chupar tudo para investigar, e sem querer podem machucar seu cão, e ele, como defesa pode atacar.

7

Nunca grite quando chegar perto do bebê. Se vê que não se comporta bem, não fique bravo nem o castigue, apenas dedique-lhe mais tempo e treine-o para que obedeça a você.

8

Ensine seu cão a chegar perto do bebê de forma tranquila e a ficar quieto quando entrar no quarto do bebê.

9

As rotinas com um bebê mudam, mas tente dentro do possível que seu cão mantenha as rotinas de passeio e exercício que tinha antes.

10

Dê afeto a seu cão também quando está com o bebê. Se lhe dá afeto quando não está com o bebê e o ignora quando está com seu bebê, isso pode dar origem a ciúmes.

11

Seja paciente. Pense que as mudanças implicam tempo para serem assimiladas por todos, de modo que para seu cão também.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer com que meu cão aceite a chegada de meu bebê a casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer com que meu cão aceite a chegada de meu bebê a casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer com que meu cão aceite a chegada de meu bebê a casa
Imagem: bebesymas.com
Como fazer com que meu cão aceite a chegada de meu bebê a casa

Voltar ao topo da página