Comportamento do gato

Como fazer com que o meu gato beba mais água

Como fazer com que o meu gato beba mais água

Os gatos não gostam muito de água, nem de tomarem banho nem de a beber, pelo que é frequente que tenham problemas de rins. No entanto, a verdade é que a água que lhe colocamos no seu recipiente não é a única fonte que tem para se hidratar, uma vez que o alimento do nosso felino também contém líquido.

De qualquer forma, se verificarmos que o nosso animal de estimação deixou de beber água temos de tentar corrigi-lo e, em casos extremos, consultar o veterinário para descartar uma doença. Em umComo.com.br damos-lhe resposta à pergunta de como fazer com que o seu gato beba mais água.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não bebe água

Passos a seguir:

1

Se o problema é o gato estar habituado a darmos de beber nós próprios de um copinho, uma boa opção para beber por si mesmo é oferecer-lhe o copo cheio de água e, quando se aproximar para a beber, esvaziar o copo sobre o recipiente que queiramos que beba o líquido.

2

Às vezes, o gato não bebe o líquido do seu recipiente porque este tem um mau odor. Por isso, se o gato não beber água, deveremos lavar o recipiente e enxaguá-lo muito bem para eliminar todo o detergente, que também poderia fazer com que o felino se afasta-se na hora de ir beber mais água.

3

Também podemos fazer com que o nosso gato beba mais água através dos alimentos. Deste modo, em vez de alimento seco, podemos dar-lhe latas de comida molhada, como de carne, patê ou peixe. Nas lojas de animais, ou inclusive em supermercados generalistas, podemos encontrar uma variedade cada vez maior deste tipo de produtos.

4

No caso do nosso gato estar habituado ao seu alimento seco e não se adapte à sua nova comida úmida, o que podemos fazer é molhar os seus grãos habituais com alguma água, começando por uma pequena quantidade e adicionando cada vez mais, de modo a que se vá habituando pouco a pouco.

5

Se o gato não se adaptar a beber mais água, também podemos optar por lhe oferecer leite para que, pelo menos, beba algum líquido e não estejamos preocupados pelo fato de se poder desidratar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer com que o meu gato beba mais água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos

  • Se o gato deixar de beber água de repente, deve consultar o seu veterinário para ver se está manifestando alguma doença.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Noemia Modesto
Olá, o leite citado é o apropriado para gatos neh. Pois boa parte dos felinos tem problemas com a lactose, é bom orientar obre isso
Evilazio Araujo
Nas dicas acima fala em " dar leite". Mas ouvi dizer que não se pode dar leite aos gatos, a não ser um leite próprio....a minha gatinha tomou leite comun e ficou com desinteria.....me tirem essa duvida por favor
Editor umComo.com.br
Oi Evilazio! Recomendo que você confira esse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/os-gatos-podem-beber-leite-22183.html
cristiane
minha gata tem uma dificuldade de beber agua parece ter medo toda vez que chega perto do pote ela coloca o focinho ai afoga oque devo fazer o leite ela toma direitinho so com a agua mesmo que ela faz isso
Editor umComo.com.br
Oi Cristiane! Já experimentou abrir a torneira para ela? Geralmente, as gatas gostam de beber água corrente.
Seneli
Os felinos na natureza (quando livres, não em cativeiro) bebem sua água em locais onde há água corrente (rios, cachoeiras, etc). Uma boa dica é oferecer alguma fonte de água corrente para estimulá-los as beber mais - uma torneira aberta ou ter em casa uma fonte ornamental, ainda que pequena, ajuda muito, experiência própria :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Seneli! Muito obrigada por partilhar a sua experiência conosco valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
Seneli
Olha, outra coisa que experimentei e deu muito certo! Como é época de frio, meu gato não estava tomando muita água por conta própria. Então eu comprei uma seringa dessas grandonas, de 20 ml, e comecei a dar água na boca dele! hahah! Bem no cantinho, claro, pela bochecha, para ele não se engasgar. Funcionou tão bem que no dia seguinte ele fez bastante xixi e bem clarinho, sem odor forte. Além disso eu também experimentei colocar outros potinhos de água bem limpinha, filtrada claro, pela casa, o que mexeu com a curiosidade típica dos gatos :p e fez com que ele bebesse mais também! Façam esses testes quem tem gatos e amam seus bichinhos, vai dar certo sim! :D
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Seneli! Muito obrigada por partilhar essas dicas conosco :)
Como fazer com que o meu gato beba mais água