Como fazer com que o meu gato beba mais água

Como fazer com que o meu gato beba mais água

Os gatos não gostam muito de água, nem de tomarem banho nem de a beber, pelo que é frequente que tenham problemas de rins. No entanto, a verdade é que a água que lhe colocamos no seu recipiente não é a única fonte que tem para se hidratar, uma vez que o alimento do nosso felino também contém líquido.

De qualquer forma, se verificarmos que o nosso animal de estimação deixou de beber água temos de tentar corrigi-lo e, em casos extremos, consultar o veterinário para descartar uma doença. Em umComo.com.br damos-lhe resposta à pergunta de como fazer com que o seu gato beba mais água.

Passos a seguir:
1

Se o problema é o gato estar habituado a darmos de beber nós próprios de um copinho, uma boa opção para beber por si mesmo é oferecer-lhe o copo cheio de água e, quando se aproximar para a beber, esvaziar o copo sobre o recipiente que queiramos que beba o líquido.

2

Às vezes, o gato não bebe o líquido do seu recipiente porque este tem um mau odor. Por isso, se o gato não beber água, deveremos lavar o recipiente e enxaguá-lo muito bem para eliminar todo o detergente, que também poderia fazer com que o felino se afasta-se na hora de ir beber mais água.

3

Também podemos fazer com que o nosso gato beba mais água através dos alimentos. Deste modo, em vez de alimento seco, podemos dar-lhe latas de comida molhada, como de carne, patê ou peixe. Nas lojas de animais, ou inclusive em supermercados generalistas, podemos encontrar uma variedade cada vez maior deste tipo de produtos.

4

No caso do nosso gato estar habituado ao seu alimento seco e não se adapte à sua nova comida úmida, o que podemos fazer é molhar os seus grãos habituais com alguma água, começando por uma pequena quantidade e adicionando cada vez mais, de modo a que se vá habituando pouco a pouco.

5

Se o gato não se adaptar a beber mais água, também podemos optar por lhe oferecer leite para que, pelo menos, beba algum líquido e não estejamos preocupados pelo fato de se poder desidratar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer com que o meu gato beba mais água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o gato deixar de beber água de repente, deve consultar o seu veterinário para ver se está manifestando alguma doença.