Como fazer comida caseira saudável para o meu gato

Como fazer comida caseira saudável para o meu gato
Imagem: wallpaperpassion.com

Há pessoas que preferem que os seus gatos sejam alimentados com comida caseira em vez de lhes dar ração seca. Se quer evitar que se contagie de toxoplasmose é imprescindível que seja extremamento rigoroso na hora de tratar da sua comida. O mais importante que tem que ter em conta é que não deve repetir o mesmo menu para o seu gato todos os dias, porque a única coisa que conseguirá é que tenha carências na sua saúde. Todos os dias carne é um erro, pois como nós ele também precisa de variedade na sua dieta para estar em perfeito estado. Em umComo.com.br vamos orientá-lo para saber como fazer comida caseira saudável para o seu gato.

Passos a seguir:
1

A chave para fazer a comida caseira saudável para o seu gato é que seja uma dieta variada. É a única forma para que o seu gato não tenha carências de nutrientes nem de vitaminas.

2

Exemplos de dieta variada: Um dia pode fazer-lhe arroz com frango e cortá-lo em pedaços pequenos para que possa comê-lo sem problemas. Tirando, claro, todos os ossos do frango. Outro dia pode dar atum, carne bem cozida, algumas frutas que ele goste (menos maçã, damasco e nectarina), peixe, etc. A ter em conta:

  • O atum (mas não o de consumo humano em latas) e as sardinhas em lata são boas opções. Prepare-lhe o peixe cozido, nunca frito nem cru e tire-lhe sempre as espinhas.
  • O frango também será uma boa opção. Evite que tenha ossos e não deixe a pele, uma vez que é portadora de colesterol.
  • Lembre-se de lhe dar carne cozida e cortada aos pedaços, nunca crua.
  • Se quiser dar ossos, é melhor que sejam cozidos e nunca crus.
3

Há que ter muito cuidado com os hidratos de carbono como as bolachas, o pão e qualquer alimento deste tipo porque não estão feitos para os animais e poderiam originar problemas de saúde ao seu gato.

4

Para conseguir uma dieta equilibrada no seu gato, é aconselhável combinar comidas caseiras com ração seca para evitar que possa ter deficiências de qualquer tipo, como mínimo uma ou duas vezes por semana.

5

O seu gato deve dispor sempre de água fresca e limpa em um ou mais bebedouros. Para a boa saúde do seu gato, deve estar sempre bem hidratado.

6

Com uma boa dieta equilibrada poderá evitar que o seu gato tenha excesso de peso. Uma alimentação desmedida ou não controlada pode originar no seu gato problemas alimentares, tanto por comer demasiado como demasiado pouco e causar-lhe também problemas de saúde.

Se o seu gato passar dos 6 quilos deverá consultar o seu veterinário para saber como reduzir esse peso. Da mesma forma, se notar que o seu gato está demasiado magro, deverá consultar o seu veterinário para saber que alimentação seguir.

7

Há alimentos que devem ficar proibidos na alimentação do seu gato uma vez que são prejudiciais para a sua saúde:

  • Chocolate. Contém teobromina uma substância perigosa e um estimulante cardíaco.
  • Ossos de ave e espinhas. Nunca dê espinhas ao seu gato uma vez que podem atravessar-se na garganta como no intestino.
  • Álcool. Uma pequena quantidade é suficiente para intoxicar o seu animal de estimação.
  • Leite. Embora seja um alimento que socialmente se pensa que é adequado para os gatos, a realidade é que a maioria dos gatos são intolerantes à lactose na idade adulta.
  • Carnes salgadas (como os enchidos). Estes alimentos têm muito sal e o seu consumo pode gerar-lhe vômitos, diarreias, entre outros.
  • Cebola e alho. Contêm tiossulfato e considera-se altamente tóxico para o seu animal de estimação.
  • Cafeína. Acelera o sistema cardíaco e nervoso podendo originar-lhe taquicardias.
  • Alimentos gordurosos ou condimentados. São demasiado fortes para o seu sistema digestivo.
  • Açúcar e doces. O açúcar é prejudicial para os dentes, não é recomendável e além disso pode originar excesso de peso.

Se quiser dar ao seu gato um prêmio, o mais recomendável são as bolachas para gatos.

8

Se tem dúvidas ou não é capaz de lhe fazer um menu variado, recorra ao seu veterinário para se certificar que alimentos serão melhores para o seu gato, consoante a idade e a saúde do seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer comida caseira saudável para o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.