Como fazer meu cachorro emagrecer

Como fazer meu cachorro emagrecer
Imagem: thisblogrules.com

De certeza que mais de uma vez você deve ter pensado que seu cachorro está com alguns quilos a mais, mas a realidade é que um cachorro com sobrepeso não é nem feliz nem saudável. Os cachorros com sobrepeso são propensos a doenças cardíacas, câncer e a diabete canina, fadiga constante, e outros problemas debilitantes que podem encurtar a vida do seu animal de estimação. Para conseguir ter um cachorro em forma, em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você descubra como fazer seu cachorro emagrecer.

Passos a seguir:
1

Conheça os sintomas de um cachorro com sobrepeso ou obesidade: há diferentes formas para saber se o seu cachorro está com sobrepeso; faça o "teste da costela", por exemplo, da seguinte maneira: passe as mãos pelas costas do seu cachorro. Procure suas costelas, se não puder encontrá-las facilmente, seu cachorro está gordo e deve perder peso. Um cachorro de tamanho normal terá uma cintura delineada e sua barriga não estará abaixo de sua caixa torácica quando vista de lado.

Você também pode pesar seu cachorro em casa. O melhor método para pesar seu cachorro é se pesar primeiro, a seguir, pegue seu cachorro e suba na balança com ele. A diferença entre o peso total e o seu peso será o peso de seu animal de estimação. Se você tiver um cachorro grande, cuidado ao pegá-lo para evitar machucar as costas ou deixá-lo cair no chão. Verifique o peso ideal da raça de seu cachorro com seu peso real, para saber quantos quilos a mais ele tem.

2

Visite seu veterinário: Explique ao seu veterinário suas preocupações e converse com ele sobre as opções de dieta para restabelecer o metabolismo do cachorro. O veterinário ajudará a avaliar o peso do cachorro, e dará uma ideia de quantos quilos terá de perder. Saber sobre isso é uma das coisas mais importantes que você deve ter em conta. Se o seu veterinário elaborar um plano específico de alimentação para seu cachorro, assegure-se de segui-lo cuidadosamente.

3

Monitorize as mudanças na dieta: É uma boa ideia manter um registro diário da alimentação do cachorro e a quantidade de exercício que ele faz. Leve esta informação ao veterinário para que ele possa programar a perda de peso. Use uma xícara de medida para garantir que as proporções de alimento são adequadas.

4

Corte em todas as "guloseimas" e "loucuras" da dieta de seu cachorro. As guloseimas nunca devem superar 10% das necessidades calóricas diárias de seu cachorro. Substitua as guloseimas por alimentos saudáveis.

Alguns exemplos de guloseimas saudáveis adequadas são: cenoura, manga, brócolis, aipo, maçã, feijão verde, etc.; bem como bolachas de baixa caloria sugeridas pelo veterinário. Verifique sempre se os alimentos fornecidos ao seu cachorro são adequados e seguros, pois alguns alimentos comuns para os humanos podem ser tóxicos para os cachorros.

5

Faça um programa de exercício: Os cachorros precisam de fazer exercício regularmente para prevenir problemas de peso. O exercício melhora o tom muscular de seu cachorro, o metabolismo e o seu peso. Comece pouco a pouco, e depois vá aumentando a frequência. Tenha em conta que caminhar pode não ser apropriado no caso de um cachorro obeso, por exemplo, por isso recomendamos que fale com seu veterinário para adaptar o programa de exercícios segundo as necessidades específicas de seu cachorro.

Para começar, caminhe para fazer feliz seu cachorro, e comece a aumentar as distâncias progressivamente a cada dia. Quando o cachorro estiver habituado, caminhe já com a finalidade de perder peso. Não permita que seu cachorro perca tempo farejando no pátio do vizinho, trate de forçá-lo a acelerar a marcha e a manter um ritmo constante. Jogue objetos e/ou brinquedos durante pelo menos vinte minutos diariamente para que ele se exercite.

6

Monitorize o peso de seu cachorro, pelo menos uma vez por semana. Consiga uma escala canina, ou utilize o processo de peso que explicamos antes, e faça um gráfico. Introduza os dados do peso de seu cachorro na tabela para ver o progresso.

Seu cachorro também deve ser pesado mensalmente pelo veterinário até que tenha voltado ao seu peso normal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu cachorro emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que você fale com seu veterinário antes de começar qualquer dieta e/ou programa de exercícios, para que estes sejam adaptados às necessidades específicas de seu cachorro.