Ensinar um cachorro

Como fazer meu cachorro parar de latir

Diana Oliveira
Por Diana Oliveira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer meu cachorro parar de latir

Há muito que os cães são reconhecidos como companheiros leais. Ótimos animais de estimação são agora adotados por muitas famílias. O cão é talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano, mas nem sempre eles obedecem às ordens dos seus donos. Até um cachorro bem comportado pode decidir latir incessantemente. Além de se poder tornar num comportamento irritante, em muitos locais é ilegal. É necessário descobrir o motivo dos latidos e controla-los. O umComo mostra-lhe como fazer para seu cachorro parar de latir.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de morder

Índice

  1. Qual o significado do latir
  2. Latidos de Pedido
  3. Latidos de Ansiedade
  4. Latidos de alarme

Qual o significado do latir

Latir é um comportamento normal e saudável num cão. Na verdade esta é a sua maior forma de expressão. Mas quando os latidos são excessivos podem começar a incomodar. O primeiro passo é perceber qual o significado do latir. Assim como as crianças choram para ganhar atenção dos pais e para comunicar, os cães latem. Perceba o que ele quer e decida qual o melhor comportamento a tomar. Muitas vezes os cães latem apenas para chamar a atenção ou porque estão aborrecidos. Não deixe que os latidos excessivos se tornem um hábito. Muito importante, se quer fazer com que o seu cão pare de latir, não grite com ele. Para o cachorro você está dando aprovação ao comportamento e está brincando com ele.

Dê atenção e carinho ao seu pet. Brinque com ele e leve-o a passear, isso deixará o seu cachorro mais feliz e ao mesmo tempo com menos energia.

O umComo vai lhe mostrar diversos motivos que podem fazer o seu cachorro latir para saber como pode agir para o fazer parar.

Como fazer meu cachorro parar de latir - Qual o significado do latir

Latidos de Pedido

Os latidos de pedido são os mais comuns. É importante que perceba se o seu peludo está a latir por uma necessidade real ou se apenas quer chamar a sua atenção. Neste último caso é importante não ceder. Se ceder aos pequenos desejos do seu cão ele entendera que latir lhe dá aquilo que ele quer.

A verdade é que latir é o modo de comunicar dos cães e, por isso, temos de ter alguma paciência. Caso não resulte apenas não ceder, você vai ter de começar a ignorar os latidos do seu cachorro.

Quando finalmente conseguir que o seu cachorro pare de latir recompense-o por isso. Ele obedeceu e merece ser recompensado. Com o tempo ele vai perceber que é esse o melhor comportamento a ter.

Latidos de Ansiedade

Quando o cachorro está habituado a estar acompanhado, ficar sozinho pode ser complicado. Ele se sente ansioso e a reação pode ser latir intensivamente. Você não saberá deste comportamento, a menos que os seus vizinhos façam queixa, por isso fique atento ao comportamento do seu cachorro quando você se prepara para sair de casa.

Para tentar combater o que o seu peludo sente quando fica sozinho lhe dê algo de que ele goste antes de sair. Isto ajudará que o seu cão associe o fato de ficar sozinho a algo positivo. Brinquedos podem ser também uma solução para o seu pet ficar distraído quando está sozinho. Ensine-o a brincar.

Tente habituar o seu cachorro a ficar sozinho gradualmente.

Como fazer meu cachorro parar de latir - Latidos de Ansiedade

Latidos de alarme

É natural o cão criar um instinto protetor em relação ao seu dono e acabar funcionando como um alarme de perigo. Este comportamento é útil, no entanto os cães acabam por reagir a situações e a pessoas que não trazem perigo nenhum. Ensine o seu cão a ficar quieto e não reagir a pessoas que lhe sejam estranhas. Acalme-o e mostre-lhe que está tudo bem.

Por vezes o latir pode ser uma manifestação de mau estar. Se tiver dúvidas em relação ao comportamento do seu pet vá com ele ao veterinário. Se o problema não for esse e mesmo assim não está a conseguir silenciar o seu cachorro experimente contratar um treinador profissional. Um bom adestrador pode ajudar a resolver o problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu cachorro parar de latir, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como fazer meu cachorro parar de latir