Como fazer meu gato comer ração

Como fazer meu gato comer ração

Tem notado que seu gato come menos ração? Pois não ignore esse comportamento porque corre o perigo de seu felino deixar de comer, não cometa o erro de pensar que se tem fome comerá o que encontrar, porque os gatos não reagem assim. A alimentação destes animais às vezes pode dar dor de cabeça, não é estranho que de repente deixe de gostar de uma ração e a recuse. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como fazer meu gato comer ração com umas simples dicas para que recupere o interesse pela comida e se alimente como de costume.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve sempre ter em conta é que os gatos são muito especiais com a comida, são animais exigentes com seus hábitos alimentares e sua comida é um assunto que não deve ignorar nem decidir com pressa.

Seu gato pode recusar o alimento que até agora comia por muitos motivos, como o estresse ou porque sente algum desconforto ou está doente, assim, preste atenção no comportamento de seu felino. Além disso, se seu gato começa a perder interesse pela ração e deixa de comer, pode correr um sério perigo, muitos gatos que o fazem começam a desenvolver uma doença de fígado mortal chamada lipidose hepática.

2

O que fazer para que seu gato coma ração? O melhor conselho em primeiro lugar é incentivá-lo a comer, conhecendo seus gostos ao longo do tempo que passaram juntos poderá conseguir que a comida se converta em um prato delicioso.

Vamos dar alguns truques para fazer que seu gato coma ração, para começar é recomendável diversificar a sua dieta já que os gatos têm muito em conta o sabor, a textura, o cheiro e a temperatura do alimento. Estes são aspectos que o gato conhece na perfeição e como tem sido alimentado muito tempo com a mesma, pode ser que esteja aborrecido.

3

Assim, se seu gato não come ração pode começar oferecendo comida com diversos cheiros e texturas. Nas lojas encontrará muitos tipos de ração seca, com verduras, peixe, carne, fruta, latas de patê, de carne picada, etc., muitas opções, só tem de ser cuidadoso para introduzir esta nova rotina de forma gradual para não danificar seu estômago. Uma boa forma de fazer mudanças é misturar a ração atual com a nova, cada vez com maior proporção da nova e ver como funciona. Além de variar a comida pode começar a modificar os horários para comer.

4

Outro bom conselho para que seu gato coma ração é mudar a temperatura da comida,pode esquentar seu alimento ou tirá-lo da geladeira um pouco antes de dar a comida, pense que a comida fria não cheira igual e seu gato é muito sensível à temperatura e aos aromas. A ração úmida tem que repousar pelo menos 1 hora antes à temperatura ambiente ou esquentá-la durante uns 30 segundos no micro-ondas, mexer e assim a comida terá um cheiro bem mais apetecível. Pode inclusive dar um toque extra de sabor adicionando uma colher de chá de azeite de oliva, oferecendo uma contribuição de ácidos ômega 3 bons para a saúde de seu felino.

5

Uma forma de aumentar o apetite de seu gato é não deixar a comida sempre ao seu alcance e em grandes quantidades. É melhor dar o alimento de forma gradual e em pequenas porções, lembre-se que os gatos são caçadores e na natureza não contam com alimento sempre à sua disposição, por isso, há especialistas que recomendam que a comida do gato se racione diariamente em pequenas e apetitosas quantidades, que serão menos exageradas e mais desejadas por seu exigente felino.

Também deve prestar atenção para que a comida nunca esteja exposta demais ao sol, perto de sua caixa de areia nem da água, porque secará, se misturará com o cheiro da caixa de areia ou pode se molhar ao estar perto de seu bebedouro. A comida deve manter sempre uma certa distância para que se conservar bem.

6

Uma forma de fazer que seu gato coma ração é comer com ele, se seu gato aprecia sua companhia em casa, uma boa ideia é comerem juntos. Prepare seu recipiente coma na mesma hora que você, ponha sua comida perto de você em algum lugar elevado para que veja você bem, que esteja o suficiente perto para dar um pouco de comida com as mãos. Eles adoram esse tipo de demonstração de carinho e faz com que se sintam reconfortados e com mais vontade de comer.

Tenha sempre à mão alguns prêmios em forma de ração para seu felino que seja saborosa e interessante para atrair a atenção para sua comida e premiar por seu comportamento. Outro aspecto que não pode esquecer é que muitas vezes os gatos recusam a comida por culpa do estresse. A regra a seguir é que sua comida esteja sempre em uma zona tranquila e que não tenha ninguém que o incomode quando quiser comer. Em nosso artigo como saber se meu gato está estressado damos a você algumas dicas para que possa determinar seu nível de tensão.

7

Por fim, não se esqueça que se seu gato não come, pode esconder um problema de saúde e deverá ir ao veterinário para descartar diversas patologias. Há gatos que são simplesmente caprichosos e peculiares com a alimentação e temos que motivá-los, mas há outros gatos que podem sofrer estados graves de estresse ou qualquer outro problema médico que os impeça de comer. Se tem um pet, preste atenção em tudo que seu gato faz e a alimentação diária de seu felino, detalhes cruciais para uma vida equilibrada e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer meu gato comer ração, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.