Cria de cachorros

Como fazer minha cachorra engravidar

Como fazer minha cachorra engravidar

Você adora seu animal e conta com espaço em casa para receber um novo membro, ou acha que chegou a hora de seu cachorro ou cadela terem filhotes. Já encontrou o parceiro ideal, mas por onde começar? Em umComo.com.br contamos-lhe o que você deve ter em conta para saber como tirar filhotes do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Porque minha cadela prenha está sangrando?

Índice

  1. Se você tem uma cadela
  2. Como saber quando está no cio
  3. Uma visita de rotina
  4. Um ato formal
  5. Uma questão de caráter
  6. E se não ocorreu

Se você tem uma cadela

Sabemos que os comportamentos de um cachorro e de uma cadela são diferentes, e que o cio desta é o que marcará o momento da reprodução. Muitos veterinários recomendam que o cruzamento seja feito depois do segundo cio do animal, quando seu corpo se encontra suficientemente "maduro" para gestar.

Como saber quando está no cio

Se você quer planejar o acasalamento é importante identificar o momento do cio. A inflamação da área genital da cadela é um sinal inequívoco, mas nem todo o mundo percebe. Por isso a melhor medida é anotar a data do primeiro cio e quando você souber que a data do segundo está perto, levar ao veterinário, que depois de uma citologia vaginal poderá determinar o momento em que a cadela ovulará.

Uma visita de rotina

Um bom conselho antes de juntar dois cachorros para a reprodução é que cada um visite antecipadamente seu veterinário para determinar seu estado de saúde, se se encontra corretamente desparasitado, com um bom peso e se, no caso das cadelas, sua alimentação é a adequada para favorecer a gestação ou se deve ser incluído algum complemento.

Um ato formal

Se já está decidido quem será o futuro parceiro, convém apresentá-los antes do cio e dar-lhes um espaço para que brinquem e interajam, esta formalidade é importante se tivermos em consideração que nem sempre a fêmea aceita o macho durante o cio. Conhecer-se antecipadamente pode aumentar as probabilidades que a gestação aconteça.

Uma questão de caráter

Claro que entre os dois animais haverá sempre um que é mais dominante e territorial, este deve ser levado ao lar do mais calmo, a fim de acalmar um pouco o seu caráter e para reduzir a atitude dominante. Outra boa ideia é levar ambos a um lugar neutro.

E se não ocorreu

Se por algum motivo a cadela não foi fecundada, mas ambos os donos estão ansiosos para obter filhotes, consultem um veterinário para a possibilidade de inseminar o animal de estimação.

Dica: Acesse também o artigo e descubra quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer minha cachorra engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • É sempre importante perguntar ao veterinário a respeito deste tema para que ele lhe forneça algumas boas sugestões.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
Edson
Já cruzeiro minha cachorro labrador três vezes e nada de pegar cria. O que eu faço? Ela já está sangrando novamente pra começar um novo cio.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Edson! A sua cachorra ou o cachorro com a qual cruzou podem ter algum problema de fertilidade. O ideal seria consultar o seu médico veterinário de confiança para perceberem o porquê de ela não engravidar.
dora freires
estou preocupada, pois minhas shih tzus cruzaram e não engravidaram o que será que está acontecendo! crio shit tzus a cinco anos e nunca tive problema.
A sua avaliação:
jose fernandes
a minha cadela esta com o cio como sei qual a altura de a levar ao macho
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose! Quando a cadela se encontrar na etapa conhecida como estro é que a cadela poderá ser fertilizada pelo macho, sendo que este período dura quatro dias. Você poderá saber que ela se encontra neste período após o sangramento, que pode durar de 6 a 11 dias. Obrigada pelo comentário e espero ter esclarecido suas dúvidas!
odalves
eu tenho um casal de chihuahua, eles cruzam mais ela só engravidou uma vez, depois não engravidou mais.
isakely
oi...sou Isakelly quero tirar uma duvida...minha cadela cruzou nos dias 16,17,18,19,20 de maio desse ano....e agora ela apareceu com um pequeno sangramento mais não mto forte sera que ela pegou cria?....me ajude quero mto que ela tenha filhotes.
Cleire
Minha cachorra york shire tem 3 anos ja engravidou 2 vezes .de la pra ca entra no cio cruza fica de dez a quinze minutos crudado .no mesmo cio cruzou com dois york diferentes e não engravidou o que esta acontecendo
katia
Queria saber quantas vezes precisa colocar a ccachorro pra cruza pra ele poder engravidar!
giselle
Tenho uma shih tzu e quero saber qual e a idade maxima para ela engravidar?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Giselle, obrigada pelo comentário :) Não há uma idade específica, é recomendável engravidar depois do segundo cio. Por isso, é uma questão de estar atenta e ver quando é que sua cadelinha está com o cio, pode ver aqui como é o cio nas cadelas e tirar suas dúvidas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-e-o-cio-nas-cadelas-3541.html
gabriel
Na primeira cruza ja pega cria
Como fazer minha cachorra engravidar