Como fazer minha cachorra engravidar

Como fazer minha cachorra engravidar

Você adora seu animal e conta com espaço em casa para receber um novo membro, ou acha que chegou a hora de seu cachorro ou cadela terem filhotes. Já encontrou o parceiro ideal, mas por onde começar? Em umComo.com.br contamos-lhe o que você deve ter em conta para saber como tirar filhotes do seu cachorro.

Se você tem uma cadela

Sabemos que os comportamentos de um cachorro e de uma cadela são diferentes, e que o cio desta é o que marcará o momento da reprodução. Muitos veterinários recomendam que o cruzamento seja feito depois do segundo cio do animal, quando seu corpo se encontra suficientemente "maduro" para gestar.

Como saber quando está no cio

Se você quer planejar o acasalamento é importante identificar o momento do cio. A inflamação da área genital da cadela é um sinal inequívoco, mas nem todo o mundo percebe. Por isso a melhor medida é anotar a data do primeiro cio e quando você souber que a data do segundo está perto, levar ao veterinário, que depois de uma citologia vaginal poderá determinar o momento em que a cadela ovulará.

Uma visita de rotina

Um bom conselho antes de juntar dois cachorros para a reprodução é que cada um visite antecipadamente seu veterinário para determinar seu estado de saúde, se se encontra corretamente desparasitado, com um bom peso e se, no caso das cadelas, sua alimentação é a adequada para favorecer a gestação ou se deve ser incluído algum complemento.

Um ato formal

Se já está decidido quem será o futuro parceiro, convém apresentá-los antes do cio e dar-lhes um espaço para que brinquem e interajam, esta formalidade é importante se tivermos em consideração que nem sempre a fêmea aceita o macho durante o cio. Conhecer-se antecipadamente pode aumentar as probabilidades que a gestação aconteça.

Uma questão de caráter

Claro que entre os dois animais haverá sempre um que é mais dominante e territorial, este deve ser levado ao lar do mais calmo, a fim de acalmar um pouco o seu caráter e para reduzir a atitude dominante. Outra boa ideia é levar ambos a um lugar neutro.

E se não ocorreu

Se por algum motivo a cadela não foi fecundada, mas ambos os donos estão ansiosos para obter filhotes, consultem um veterinário para a possibilidade de inseminar o animal de estimação.

Dica: Acesse também o artigo e descubra quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer minha cachorra engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • É sempre importante perguntar ao veterinário a respeito deste tema para que ele lhe forneça algumas boas sugestões.