Ensinar um cachorro

Como fazer o cachorro parar de morder

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como fazer o cachorro parar de morder

Os cães, tenham a idade que tiverem, podem chegar a morder por diversas razões. Quando se trata de filhotes, quando aparecem os dentes costumam morder para aliviar as dores; no entanto, quando um cão adulto morde, costuma ser sinal de doença. Seja qual for a razão, com os conselhos que vamos dar poderá prevenir este hábito que pode ser problemático tanto para o seu pet como para a sua família. Em umComo.com.br contamos para você como fazer o cachorro parar de morder.

Também lhe pode interessar: Como fazer meu cachorro parar de latir
Passos a seguir:
1

Para evitar que seu cão morda deve fazer que seu pet seja sociável desde filhote. Se começar a sua educação em uma idade precoce, é muito pouco provável que em circunstâncias normais o seu cão morda, por isso dedique tempo para que seu cão se relacione com outras pessoas e com outros animais. À medida que o seu pequeno filhote se habitue a novas experiências, é muito pouco provável que tenha medo e morda sendo adulto.

Deve deixar que se relacione com crianças, homens e mulheres para que conheça todo o tipo de pessoas e ambientes, mas sempre sob vigilância, há que ser prudente desde o princípio no caso de ter alguma reação estranha.

Como fazer o cachorro parar de morder - Passo 1
2

Quando dedicar tempo a fazer o cachorro parar de morder, será fundamental que esteja muito calmo, tenha paciência e mantenha sempre uma atitude de controle. Deve ser consistente para dar um bom exemplo ao seu cão com cada coisa que lhe ensinar. É importante estabelecer uma boa rotina de hábitos que corresponda com o adestramento e acabar assim com o comportamento agressivo do seu pet. Trata-se de ser coerente em todas as ações que fizer para educar o seu cão: se o está ensinando a deixar de morder, não é boa ideia que o incite a brincar de forma violenta, porque pode estar estimulando que o deseje morder.

Outra boa recomendação para não morder é oferecer a ele brinquedos suficientes para que os apanhe com a boca e os morda se desejar. É importante sobretudo quando são filhotes durante o processo de dentição. Nesta etapa vital, o seu cão adquirirá os seus dentes de adulto, algo que lhe provocará muito desconforto nas gengivas e nos dentes. Um bom brinquedo será uma ótima alternativa para que não morda você.

Como fazer o cachorro parar de morder - Passo 2
3

Quando o seu cão morder, você deve gritar de dor ainda que realmente não machuque você, desta forma estará simulando o comportamento que a mãe do pet teria se a mordessem. Fazendo isto, estará enviando um sinal de aviso para que o filhote compreenda que passou do limite e deve parar.

Assim que parar de emitir o grito, deixe de brincar um tempo e não lhe dê atenção durante uns momentos, já que deve entender a importância do que fez e que o seu comportamento tem repercussões. Se o seu cão continua se portando mal, coloque-o em um cesto ou em sua cama e dê-lhe uma palmada suave em seu focinho depois de morder. Deve repreendê-lo depois de fazê-lo, mas não grite. Não deve colocar medo nele, apenas dar-lhe uma pequena chamada de atenção. Um cão medroso quando se torna adulto será mais propenso a morder.

Como fazer o cachorro parar de morder - Passo 3
4

Uma vez que o cachorro morda, mantenha-se calmo e afaste-se. Deve ignorar o cachorro para ele associar a mordida com a ausência de atenção. Quando vir que o cachorro está mais calmo, aproxime-se dele e se ele não morder, reforce o comportamento com um carinho ou com um petisco.

Também se recomenda seguir uma boa rotina para alimentar e dar água ao seu pet em momentos fixos, só depois de chamá-lo e sempre que tenha um bom comportamento. Quando se portar mal, não o alimente; não deve associar o seu comportamento com conseguir o que quiser da mesma forma. Deve ser persistente com este processo para deixar claro para o seu cão que você é o macho alfa.

Como fazer o cachorro parar de morder - Passo 4
5

É importante que prepare um lugar específico para que o seu cão durma todas as noites, se possível que não seja em sua cama. O seu pet deve saber qual é seu lugar em casa, se deixar que faça o que quiser, controlará tudo e poderá tornar-se agressivo como demonstração de poder. No nosso artigo como fazer uma cama para cachorros poderá encontrar algumas ideias para fazer uma caminha para seu amigo de quatro patas.

Em relação à rotina de brincadeiras, não é uma boa ideia praticar atividades que estimulem a agressividade do seu cão. Quando notar o seu cão muito ativo, o mais recomendável é ignorá-lo para que se tranquilize sozinho. Se conseguir, deve recompensá-lo pelo seu bom comportamento. Dê-lhe algum prêmio comestível e demonstre o seu amor por ele. É importante que sinta que você aprova o seu comportamento e faça-o saber.

Como fazer o cachorro parar de morder - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de morder, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Katia
Boa noite me ajudem por favor, comprei um Labrador a 3 dias, ele esta com 2 meses, quando comprei ele veio no colo da minha filha de 5 anos, quando chegamos em casa eles ficaram brincando ai ela caiu e ele puxou os cabelos dela, ela já ficou com medo, e foi se afastando dele, por mais que estamos ensinando ele a não morder ele morde ela e agora deu pra latir pra ela. Não sabemos o que fazer, pois meu outro filho gosta muito dele, não queremos devolve-lo, gostamos dele mas ela fala mãe ele não gosta de mim e eu agora só gosto um pouquinho dele. Por favor ajudem uma mãe desesperada Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Katia! Depois dessa situação a sua filha ficou com medo dele e está transmitindo precisamente isso. O fato do cachorro estar percebendo o medo poder ser o problema, o que você deve tentar fazer é que a sua filha se aproxime dele lentamente. Tente que ela comece a brincar com ele ou ela até pode lhe dar a comida, para ele entender que é uma amiga e que pode confiar. Para além disso, poderá encontrar mais dicas nestes outros artigos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-o-cachorro-parar-de-morder-23010.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-evitar-o-latido-dos-caes-20422.html
1 de 6
Como fazer o cachorro parar de morder