Como fazer o cão parar de pular nas visitas

Como fazer o cão parar de pular nas visitas

Seu cão anda recebendo suas visitas com pulos? Isso não é um comportamento muito legal, ainda mais para a visita. Quer saber como fazer o cão parar de pular nas visitas que você recebe em casa? É só continuar lendo esse artigo do UmComo.

Por que os cães pulam nas pessoas?

Os cães, principalmente filhotes, pulam nas pessoas para identificá-las através do cheiro, já que o olfato é um sentido extremamente evoluído nos cachorros (leia mais sobre o olfato canino). Quando o cachorro é um filhote, esse comportamento pode até ser algo bonitinho; o problema é quando o cachorro cresce e o ato de pular em alguém vira algo desagradável e até mesmo perigoso.

Como fazer com que eles parem?

Além das questões de reconhecimento pelo cheiro, o cachorro pode adquirir o hábito de pular nas pessoas por estar ansioso. É uma forma dele pedir a atenção do seu dono.

Então, um meio de fazer com que ele pare de pular em você e nas suas visitas é ignorando esse comportamento. Ao chegar em casa e seu amigo te receber com um pulo, não dê nenhuma atenção a ele. Fazendo isso, ele entenderá que a maneira certa de receber a sua atenção é ficando calmo.

Além de não dar atenção, continue andando, ou vire de costas para o seu cão quando este pular. Esses dois comportamentos reforçarão a ideia de que ele não pode pular nem em você, muito menos nas visitas, para ser notados. Instrua as pessoas que visitam a sua casa a fazerem o mesmo.

Para reforçar ainda mais essa ideia, toda vez que seu cachorro se portar de forma calma ao receber você ou alguma visita, dê alguma recompensa a ele. Pode ser em forma de carinho, ou alguma coisa que ele goste de comer.

Imagem: helpster.de

O que não fazer para o cachorro não pular nas visitas

Ao sair de casa, não fique dando muita atenção ao seu cachorro, em forma de carinhos ou brincadeiras. Isso só vai fazer com que o bichinho fique agitado e, além de destruir a casa inteira na sua ausência, o pulo vai ser certeiro quando você chegar.

Não grite ou dê broncas. Os cães não entendem palavras logo, interpretam a bronca como forma de atenção e até de brincadeira. Se ele associar o pulo à isso, ele vai achar que a maneira correta de ter atenção é pulando.

Não empurre ou chute o pet quando ele pular em você. Nada de violência com o cachorro, já que ele só quer a sua atenção. Ignore e logo ele vai ficar mais calmo, pois vai entender que a melhor maneira de receber a atenção de qualquer pessoa é ficando calmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o cão parar de pular nas visitas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.