Partilhar

Como fazer que meu gato não mie

Como fazer que meu gato não mie

Um gato mia por muitos diferentes motivos, mas habitualmente porque quer chamar a nossa atenção pois tem algum tipo de mal-estar. Este estado de nosso gato pode ter uma base real ou ser própria do caráter dos gatos, que costumam ser caprichosos e exigentes. Para que tanto você como seus vizinhos possam ficar mais tranquilos, neste artigo de umComo respondemos à pergunta como fazer que meu gato não mie.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato está vomitando
Passos a seguir:
1

O mais provável é que seu gato mie para que você preste mais atenção. O certo é que os gatos tendem a considerar que seus donos são algo como seus servos e, por isso, reclamam sua assistência a todo o momento. Neste caso, o que deve fazer é tratar de ignorar as exigências de seu gato. É verdade que será difícil e terá que vencer a insistência do gato, mas vale a pena para conseguir que o gato não mie mais.

2

Se tem uma gata e mia apenas durante o cio, a solução está clara. Se a operar para evitar que continue com o cio, conseguirá não apenas que não mie mas que, em geral, fique bem mais tranquila e deixe de ter todos os sintomas deste processo. Recomendamos a você que leia este artigo no qual explicamos como é o cio nos gatos. Se decide fazer a intervenção, preocupe-se que sua gata faça exercício físico e não coma demais para evitar ganhar muito peso.

3

Em geral, tomando estas duas medidas descritas nos pontos anteriores, seu gato deveria deixar de miar. Caso continue miando, vigie de perto para comprovar que não apresenta outros sintomas que possam manifestar que está incubando uma doença, como pode ser o emagrecimento, queda de pelo excessiva, etc. Vá ao veterinário em caso de dúvida.

4

Em todo caso, não se deve preocupar em excesso se seu gato mia de vez em quando. Muitas vezes, quando os gatos correm atrás de uma mosca ou qualquer outro pequeno inseto em casa, estão vivendo um verdadeiro episódio de caçada. Nesta circunstância, é totalmente normal que seu gato mie e o mais conveniente é que você não faça nada para que deixe de miar.

5

O miado também é natural e inevitável se seu gatinho for filhote. Neste caso, seu pet miará com frequência para pedir comida ou bebida e, também, para expressar a necessidade de calor. Se sua mãe não está perto, terá que ser você mesmo o que o atenda e lhe proporcione todo o bem-estar que precisa.

6

Por outro lado, um gato adulto estressado também miará com frequência. As mudanças, como uma mudança de casa; ou estar muito tempo sozinhos são circunstâncias que criam ansiedade nos felinos. Se não pode evitar, trate de compensar seu gato com brincadeiras e muitos mimos quando possa acompanhá-lo em casa. Trate de devolver ao seu pet todo o bem-estar que proporciona a você e os dois serão mais felizes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer que meu gato não mie, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

2 comentários
Pedro
Melhor maneira de fazer com que um gato nao mie é não ter um gato.
A sua avaliação:
Maria Manula Duarte
Boas, Tenho uma gata siamesa pura de 15 anos de idade e já se encontra castrada já algum tempo, tenho verificado que já alguns meses que ela mia muito durante o dia. Mas durante a noite ´tem sido um animal muito calmo. O que posso fazer, pois tem todos os afetos possiveis e imaginarios, comida e agua e a sua casa de banho sempre bem limpa dentro do possivel. Tenho comprado alguns mimos aos quais ela adora ( biscoitos e não só ). Ida ao veternário sempre em dia. Então o que se passa aqui? Gostaria que me ajudassem, pois já não sei o que fazer.
Editor umComo.com.br
Oi Maria Manuela! Alguns gatos, quando começam a atingir idades mais avançadas, começam a vocalizar mais, tal como faziam os filhotes. Se as visitas no veterinário estão em dia e está excluída a possibilidade de ser algum problema de saúde, pode ser apenas uma questão comportamental e a sua gata requerer mais atenção agora que está ficando mais idosa. De qualquer forma, esteja atento a pequenos sinais, como se ela urina e defeca bem, se alimenta bem e se não apresenta nenhum sinal de dor.

Como fazer que meu gato não mie
Como fazer que meu gato não mie

Voltar ao topo da página