Partilhar

Como fazer que o meu cachorro cheire melhor

O mau cheiro de um cão não é exatamente o aroma preferido das pessoas. Seus amigos podem inclusive pensar duas vezes antes de visitá-lo(a) se o seu cão tem problemas de mau cheiro. Os cheiros de um cão podem ser causados por vários fatores: mau hálito, flatulência, pele mal cuidada ou é evidente, as suas próprias fezes. Não importa o quão lindo seja o seu cão, se este solta um mau cheiro, vai ser difícil para você passar um tempo com ele, por isso em umComo.com.br damos alguns conselhos para que descubra como fazer que o seu cão cheire melhor.

Também lhe pode interessar: Como evitar que o meu cachorro cheire mal
Passos a seguir:
1

Identifique o problema: Se conseguir identificar a causa do mau cheiro do seu cão, já terá solucionado 50% do problema, pois isto permitirá tomar as medidas necessárias para "atacar" pela raiz as causas do mau cheiro. O que você deve fazer então é procurar no seu cão razões óbvias para o mau cheiro, por exemplo, se esteve esfregando-se no quintal ou se aderiram ao seu corpo elementos que cheiram mal. Os cães costumam esfregar-se em objetos que cheiram mal para dissimular o seu próprio cheiro, de modo que é provável que o seu cão simplesmente esteja seguindo os seus instintos básicos.

Se o seu cão tem problemas de flatulência ou mau hálito, talvez seja hora de fazer uma visita a seu veterinário, pois pode ser que algo não esteja funcionando bem com o seu animal de estimação.

2

Não aplique sprays nem desodorantes caninos: Isto não eliminará o mau cheiro mas, pelo contrário, é misturado com ele, piorando a situação.

3

Dê banho no seu cão: Para um cão que rolou sobre algo que cheira mal, que faz tempo que não toma banho ou que se vê sujo, um banho é um bom começo para eliminar o mau cheiro. Lembre-se que há diferentes formas de dar banho no seu cão, assim que você pode escolher a que goste mais e com a qual esteja mais cômodo. Isso sim, não esqueça de secá-lo o melhor possível, pois ao deixá-los molhados podemos estar criando um território apto para a reprodução de bactérias na pele do nosso animal de estimação.

4

Faça a "manutenção": Com um simples banho não é suficiente, entre as tarefas de "manutenção" que terá de realizar para evitar o mau cheiro se encontram:

- Limpar bem suas orelhas

- Escovar o pelo do seu cão, se possível quase todos os dias

- Assegure-se de que o seu cão tem uma higiene oral adequada

5

Revise a dieta do seu cão: Se não está fazendo uma dieta saudável e natural, esta pode ser uma das razões do mau cheiro do seu cão. A maioria dos cães são intolerantes à lactose, de modo que se está alimentando o seu cão com comidas que incluem lactose, a flatulência pode ser o resultado final. Elimine da sua dieta qualquer elemento que contenha lactose, e as coisas poderão melhorar. Também se está alimentando o seu cão com alimentos baratos e de baixa qualidade pode tentar mudar de marca por um tempo, para ver os resultados. Você tem de tentar que o seu cão também faça exercício regularmente, isto pode ajudar a aliviar os problemas de flatulências.

6

Manter sua cama limpa e asseada: Sem pulgas e sem sujeira você contribuirá para que o seu cão cheire muito melhor. Pode lavar as capas na máquina de lavar, assegure-se de lavá-las com água fria; tenha cuidado ao colocar amaciantes, já que podem irritar a pele do seu cão. Também deve enxaguar a caixa do cão (berço /cama) com uma mangueira. Se está realmente suja, esfregue com uma esponja ou uma escova de dentes suave e um prato de sabão. Se for possível repita semanalmente ou a cada duas semanas este procedimento, dependendo da situação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer que o meu cachorro cheire melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o cheiro do seu cão persiste, é recomendável que leve o seu animal de estimação a um veterinário para uma revisão mais profunda.

Escrever comentário sobre Como fazer que o meu cachorro cheire melhor

3 comentários
Amaro Cezar
O pelo do meu cão fica gorduroso e com cheiro muito forte, toma banho 2 vezes por semana. Como posso eliminar o mau cheiro do meu cão?
Marissol
O mau cheiro tem diversos motivos. Pode ser bacteriano ou por secagem mal feita. O cão deve tomar banho 1x na semana com shampoo apropriado. Acredito que banho em excesso faz mal e tira a proteção da pele do animal e deixar secar sem o uso do secador também acumula mal cheiro.
joão josé berino
O meu cachorro mesmo tomando banho, ela tem um cheiro desagradável.Está na pele do animal.Pode ser idade quase 10anos. Esta soltando muito pelo.
Laerte Favero
Se for cachorra e se v. não tem alguma área de terra no seu terreno, com certeza ela mijará no cimentado ou piso. Quando ela mija, o xixi escorre e enxarca as patas traseiras (geralmente) provocando um mau cheiro.
João José Berino
Não é este o problema.Solto ela de dia e a noite para fazer xixi. i.

Voltar ao topo da página