Como fazer seu cachorro te respeitar

Como fazer seu cachorro te respeitar
Imagem: dogster.com

Cães desobedientes são um problema para seus donos. Comportamentos inadequados e desrespeitosos podem ser observados em muitos cachorros e isso é sempre uma dor de cabeça para quem cuida. O melhor amigo do homem pode ser um bicho complicado e encrenqueiro, dando muito trabalho e fazendo todos os moradores da casa perderem o sono. Dessa maneira, quando se tem um cão desrespeitoso em casa é necessário tomar medidas para que ele se adeque aos ambientes e seja um bom cachorrinho. Nesse artigo desenvolvido por umComo, buscaremos te auxiliar nesse ponto e dar algumas dicas de como fazer seu cachorro te respeitar. Continue lendo para saber mais.

Passos a seguir:
1

Antes de tudo, vamos deixar bem clara uma coisa: não é com violência que o cachorro se tornará respeitoso. A violência não é chave para criar uma boa convivência com seu cão. Nesse artigo, prezaremos pelo respeito e pela harmonia entre cão e dono durante o convívio. Um cão criado na base da agressão será um cão agressivo. Se você tratá-lo na porrada, pode ter certeza de que quando virar as costas ele tentará te agredir. Vamos então buscar uma relação baseada no respeito e não no medo ou no conflito.

2

O primeiro passo para ter um cão respeitoso e obediente é demonstrar que você é o líder. Lidere o seu cão com segurança, com entonação de voz rígida (não agressiva) e com gesticulação de superioridade. Ele precisa compreender que existe uma hierarquia entre você e ele.

Não que ele esteja submisso a ti, mas ele deve aprender que é você quem dá as regras do jogo. Não é recomendável atender constantemente aos seus pedidos, pois dessa maneira ele acreditará que você obedece a ele.

Dica: Aprenda mais em Como ser o líder do seu cão.

3

Se o cachorro não faz as necessidades no jornal ou está a invadir locais que não são de sua autorização e ele não respeitar os teus comandos de voz (como sugerido no passo acima), busque retirá-lo dali sem agressões. Com calma e paciência, sem demonstrar agressividade da sua parte, é claro. Se ele insistir no erro, deixe-o na coleira por um tempo ou em local em que ele não possa sair.

Busque compreender a atitude do cão e crie dispositivos para que ele não volte a destruir coisas ou entrar nesses locais. Veja mais sobre educação do cão em Como educar seu cachorro de estimação para melhorar o comportamento do seu pet.

4

Quando o cachorro tomar uma atitude adequada, dê-lhe recompensas e elogie seu pet. Se ele se comportar, no fim do dia dê para ele um biscoitinho ou pedaço de carne para lhe agradar. Se ele ficar quietinho e se comportar bem, ele merecerá. Ele entenderá que você gosta dele e que você deseja uma relação pacífica com o cãozinho. Mas tome cuidado para não exagerar, deixando o cão acostumado e mimado.

5

Para ser o líder do seu cão, quando você for levá-lo ao passeio, ande na frente dele. Dessa maneira ele irá compreender que você está no comando. Além disso, o adverta verbalmente quando cometer os erros e o ignore quando ele estiver fazendo pedidos que não são adequados. Dessa maneira, ele começará a pensar sobre o que é certo e o que é errado. Essa distinção irá criar uma relação de respeito entre vocês dois.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer seu cachorro te respeitar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.