Como fazer seu cão gostar de banho

Como fazer seu cão gostar de banho
Imagem: petsworld.in

A hora do banho do cachorro virou sinônimo de pesadelo para você? Parece que não tem jeito do seu pet se acalmar e parar de correr nessa hora? Continue lendo este artigo do UmComo para saber como fazer seu cão gostar de banho.

Cuidado com cachorros muito agitados

Cachorros, da mesma forma que crianças pequenas, parecem ter uma fonte inesgotável de energia. Por isso, eles precisam “gastar” essa energia toda, na forma de brincadeiras e exercícios, para que as outras tarefas, como no caso do banho, não acabem virando um suplício para você (e para o seu pet). Então, ao perceber que o cachorro está muto “elétrico”, o banho provavelmente não será uma tarefa fácil, pois tomará muito tempo e tudo ao redor ficará muito molhado, devido à agitação do cão. Canse o seu cachorro, com brincadeiras e exercícios, e quando ele ficar cansado, prossiga com o banho. Dessa forma, a hora do cachorro ficar limpo será muito mais tranquila.

Transforme o banho em uma brincadeira

Essa dica vai para quem tem muito espaço para dar banho em um cão, como um quintal com mangueira ou uma piscina, por exemplo. Tudo fica mais gostoso e fácil quando tem diversão no meio, certo? Essa mesma lógica funciona com o seu cão. Então, se você tiver espaço, transforme a hora do temido banho em algo divertido e refrescante, ainda mais nos dias quentes. Seu pet vai ficar limpo e feliz.

Dica: Cuidado para não se empolgar na brincadeira e, no final das contas, o cão acabar mais sujo depois do que estava antes do banho.

Imagem: spiegel.de

Faça o processo aos poucos

Se o seu cão apresenta muita resistência e até mesmo um certo medo ao banho, faça o processo de forma lenta, para que o bichinho entenda que não há nada a temer ali, só água e shampoo. Ligue a água e deixe que o cão se familiarize com aquilo, entendendo que não tem nada demais. Siga a dica número dois, e transforme a apresentação do processo do banho em uma brincadeira. Aos poucos, seu amigo vai entender que a hora do banho não é nada que ele precise temer.

Sempre recompense o bom comportamento

Independente se o banho foi dado em casa ou se ele foi a um pet shop para isso, nunca esqueça de recompensar o seu amigo se ele apresentar um bom comportamento. Pode ser um biscoito que ele goste muito ou mesmo uma atenção toda especial assim que ele estiver limpinho. Cães trabalham com esses estímulos, então, se ele sempre ganhar alguma coisa especial de você após o banho, ele vai associar aquele bom comportamento à recompensas. Isso vai tornar o processo do banho do cão mais tranquilo e gratificante, tanto para você quanto para o seu melhor amigo.

Imagem: publiclifestyle.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer seu cão gostar de banho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.