Outros cuidados animais de estimação

Como fazer soro caseiro para gatos - receita e recomendações

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 9 julho 2018
Como fazer soro caseiro para gatos - receita e recomendações

O gato é um animal de estimação com personalidade forte, o que dá a eles a fama de agressivos e malvados, mas quem tem um gatinho sabe que isso não é verdade, gatos podem ser carinhosos e companheiros. Por mais que amemos nossos bichinhos e que eles sejam domesticados, os gatos continuam sendo animais e às vezes acabam colocando o lado "selvagem" em prática buscando aventuras, o que pode ocasionar na ingestão de algo além da ração, causando diarreia e vômito que os deixam desidratados. Para melhorar rapidamente, o gato pode tomar soro caseiro, solução simples e de fácil preparado que pode ajudar muito na recuperação. Se você quer saber como fazer soro caseiro para gatos, esse artigo do umCOMO te ensina como e te dá outras dicas de como cuidar do seu bichano desidratado.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato velho

Índice

  1. Como fazer soro caseiro para gatos
  2. Contra-indicações de soro para gato
  3. Gato desidratado: como tratar?

Como fazer soro caseiro para gatos

A desidratação é um problema comum em gatos que pode ser causado até mesmo por grandes alterações de temperatura no verão, para ter certeza de que esse é o problema do seu bicho é possível observar as mucosas, se estiverem com aparência ressecada, a desidratação é uma certeza.

O soro caseiro para animais é uma receita simples e antiga muito usada até hoje por sua grande eficácia, ele contém água, sódio e glicose, o que além de hidratar o gato também o deixa mais forte, podendo ajudar bastante já que é muito difícil fazer um gato comer quando está se sentindo mal por algum tipo de intoxicação, o que apenas o deixa mais fraco.

Para fazer soro caseiro para gatos você precisa de:

  • 1 panela
  • 1 litro de água filtrada (potável)
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (de sopa) de açúcar

Passo a passo de como fazer o soro:

  1. Coloque a água na panela e espere até que ferva.
  2. Quando a água estiver fervendo, desligue o fogo e adicione o sal e açúcar.
  3. Misture bem para que tudo dissolva.
  4. Espere até esfriar.
Como fazer soro caseiro para gatos - receita e recomendações - Como fazer soro caseiro para gatos

Contra-indicações de soro para gato

O soro é uma receita simples com elementos básicos para a sobrevivência de seu gatinho, sendo assim, não existem contra-indicações para o uso de soro em gatos. Ele pode ser oferecido para:

  • Gatos filhotes ou recém nascidos
  • Gatos envenenados: Se você mora em uma região com bastante mato, preste atenção pois seu gato pode ter sido picado e envenenado por alguma cobra ou inseto, o soro caseiro também serve para gato envenenado mas ele precisará de tratamento médico urgente, o soro é apenas um ajudante mas não resolve envenenamento
  • Gatos com insuficiência renal: A mistura pode ser usada como soro caseiro para gatos com insuficiência renal, ou seja, gatos cujos rins funcionam menos do que deveriam, o soro ajuda a urinar, ajudando também a eliminar e diminuir a concentração de substâncias nocivas que deveriam ser ido expelidas naturalmente. Nesses casos é recomendável que se consulte um veterinário para que seja estipulada a quantidade de soro a ser dada ao gato e para consultar outros meios de tratar a insuficiência renal.

Gato desidratado: como tratar?

Além do uso do soro caseiro, existem outras formas de ajudar na reidratação do seu gato, aqui estão algumas dicas para tratar gato desidratado:

  • Não se esqueça de lavar bem o pote de água do gato antes de trocar o soro e de não deixar o soro em contato livre com o ar por muito tempo, troque ao menos 3 vezes por dia.
  • Caso seu gato não esteja indo ao pote para tomar água, é possível colocar a solução em uma seringa descartável (sem agulha) e, cuidadosamente, dar de pouco em pouco na boca do bichinho. Outra opção é colocar um pouco de mel para o soro ficar mais atrativo e aumentar as chances dele tomar voluntariamente.
  • Será muito difícil para seu gato conseguir digerir alimentos duros que exigem muito esforço desde a mastigação enquanto se sentir mal, isso pode fazer com que ele passe muito tempo sem se alimentar, então ofereça a seu animal alimentos mais macios e líquidos.
  • Se seu gato não está se alimentando bem ou melhorando com o soro, leve ele rapidamente ao veterinário pois isso é sinal de que a desidratação é apenas sinal de algo mais severo como a contração de alguma doença mais grave, como uma intoxicação alimentar. Veja o que fazer caso seu animal estiver intoxicado.
  • Mantenha todos os objetos do seu gato sempre bem limpos pois com a saúde prejudicada é mais fácil do seu bicho ser contaminado com vírus e bactérias e acabar contraindo alguma doença.
  • Se seu gato tem acesso fácil ao exterior de sua residência podendo ir facilmente para a rua, evite deixar seu gato sair de casa, fora do seu cuidado ele pode entrar em contato com objetos contaminados, o que pode ser muito perigoso considerando seu estado frágil.
  • Evite dar leite para seu gato, apesar dele precisar se hidratar e do gato ser sempre associado com o leite, dar leite de vaca para um gato adulto pode ser muito perigoso e gerar uma intolerância por conter muita lactose, ainda mais se o gato está doente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer soro caseiro para gatos - receita e recomendações, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer soro caseiro para gatos - receita e recomendações