Partilhar

Como fazer um cachorro relaxar

Como fazer um cachorro relaxar

Precisa relaxar seu cão porque nota que ele está nervoso ou estressado? Então convidamos você a continuar lendo este artigo. Os cães, assim como os humanos, também sofrem de estresse e nervosismo em determinadas situações. É uma atitude que não deve ignorar porque pode provocar problemas de saúde em seu animal de estimação; é preciso liberar adequadamente a sua ansiedade e a sua energia nervosa para que não acabe com comportamentos disfuncionais. Em umComo.com.br contamos a você como fazer um cachorro relaxar.

Também lhe pode interessar: Como dar um calmante para cachorro
Passos a seguir:
1

O seu animal de estimação é o seu companheiro de vida; se perceber que está mais nervoso do que o habitual, é um sinal de alarme. Por vezes, o cão e o seu dono precisam de relaxar, ir mais devagar, desfrutar de uma massagem relaxante ou simplesmente respirar fundo. O seu cão é um reflexo da sua própria personalidade e das suas emoções; se o ajudar a superar o estresse também superará o seu. Para tratar o seu nervosismo, deve começar a trabalhar com você mesmo. Preste atenção aos sinais de estresse do seu corpo já que seu cão os percebe e reage ao estado emocional do seu dono. Também é recomendável que trate da respiração inalando e exalando devagar. Uma respiração nervosa costuma ser bem mais superficial e rápida.

2

Também deve prestar muita atenção aos seus gestos e palavras e falar com calma, sem usar sons agudos. Deve reduzir a velocidade dos seus gestos, controlar o volume da sua voz, ter cuidado com os movimentos bruscos, já que tudo isso pode alterar o estado emocional do seu cão. Deve fazer um descanso quando o estresse aparece em sua rotina e em seu animal também. Pode se sentar com seu cão, tomar alguma coisa, acariciá-lo e transmitir toda a sua paz.

Como fazer um cachorro relaxar - Passo 2
3

Um cachorro nervoso acabará sofrendo muitas mudanças em seus hábitos. Começará a dormir menos, ficará mais rebelde, emagrecerá, quebrará coisas e começará a ter reações exageradas perante certos estímulos externos, como a campainha da porta de casa. Estes problemas afetarão a qualidade de vida do seu cão e, consequentemente, dificultarão a convivência. Quanto mais cedo detectar os problemas de nervosismo, melhores resultados poderá conseguir; no seguinte artigo pode ver os sinais que ajudarão você a saber se seu cão está estressado.

4

A seguir, vamos dar uma série de dicas para diminuir o grau de estresse do seu cachorro. Uma das melhores formas de trabalhar o nervosismo de seu cão é com massagem ou carícias. Aproxime-se do seu cão e dê uma boa massagem ao longo do seu corpo. Acaricie o seu lombo, o seu peito, seu pescoço e continue todo o percurso das suas costas. Todos estes movimentos podem ser feitos tanto de pé como deitado, mas sempre com muita delicadeza e, se tiver tempo, não realize esta sessão de carícias com pressa.

Outra forma de relaxar o seu cão é tratando de desviar a atenção do seu animal do que lhe está provocando a ansiedade. A melhor forma de desviar o seu interesse é com brincadeiras ou inclusive com algum prêmio comestível.

5

As sessões de jogos são muito importantes para que o seu cão libere a energia nervosa e centre a sua atenção em outros assuntos. Alguns cães são muito ativos e precisam de uma dose extra de brincadeiras, passeios ou corridas para ter um certo equilíbrio e se livrar do estresse.

Também é uma boa técnica premiar o seu bom comportamento perante uma situação de potencial estresse. Se estas recompensas forem repetidas cada vez que reagir direito, seu cão acabará se lembrando e aprendendo. O reforço positivo pode ser em forma de carícias, mimos e inclusive com prêmios comestíveis. Geralmente, é recomendável que os cães nervosos não façam em casa atividades muito enérgicas, pois o parque é o melhor lugar para este tipo de ações. Em casa, é melhor centrar os jogos em regras de obediência, ensinando a deitar, sentar ou dar a pata. Assim, acabará reforçando em casa um comportamento tranquilo e sem nenhum estresse.

6

Existem formas de tratar o nervosismo nos cães: a mais recomendada pelos veterinários é com compostos hormonais com certos aromas para que relaxe. Este tipo de tratamento é composto de feromônios olfativos que as cadelas liberam quando amamentam os seus filhotes, e está sendo usado para tratar os casos de estresse canino devido aos seus efeitos relaxantes.

Em casos complexos de nervosismo persistente, terá que ir a um especialista em comportamento canino se o veterinário aconselhar. Todos os conselhos que demos devem ser aplicados por todos os membros da família para que não haja incoerências que provoquem desequilíbrios em seu cão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um cachorro relaxar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer um cachorro relaxar

Como fazer um cachorro relaxar
1 de 4
Como fazer um cachorro relaxar

Voltar ao topo da página