Como fazer um gato aprender seu nome

Como fazer um gato aprender seu nome

Os gatos são animais independentes e cheios de caráter, mas também são excelentes animais de estimação que podem ser treinados para obedecer a certas ordens. Mas para conseguir isso é fundamental que seu gato responda ao seu nome, deste modo será bem mais simples de se relacionar com ele e chamar sua atenção quando precisar. Tem um bichano em casa e não sabe por onde começar? Em umComo.com.br explicamos como fazer um gato aprender seu nome, com paciência e dedicação você conseguirá.

Passos a seguir:
1

A etapa de socialização e de maior aprendizagem do gato ocorre em seus primeiros 6 meses de vida, portanto tudo o que ensinarmos ao animal durante este período será aprendido de forma bem mais rápida. Por esta razão é importantíssimo começar o quanto antes a ensiná-lo para fazer com que o gato aprenda seu nome e possa responder ao seu nome.

2

Um passo muito importante e que não deve ser ignorado, é a escolha do nome de seu animal, que deve ser curto e fácil de pronunciar para que o felino possa compreender rapidamente. No nosso artigo como escolher o nome do gato damos algumas dicas a considerar para conseguir isso com sucesso.

3

Para fazer com que seu gato aprenda seu nome é importante ser constante e realizar a cada dia breves sessões de treinamento, de no máximo 15 minutos de duração. Para isso precisará de trabalhar em um lugar tranquilo onde exista a menor quantidade possível de distrações. Tenha à mão bolachinhas de recompensa para o gato, pois para treiná-lo precisará premiar o felino cada vez que responder ao seu nome.

4

A uma distância de não mais de 50 centímetros, sente-se no chão e siga o seguinte processo:

  • Chame o animal por seu nome até que o mesmo responda olhando para você. Faça-o quantas vezes for necessário até que olhe para você.
  • Quando olhar, dê meia bolacha de recompensa por ter atendido ao seu chamado.

Esta simples regra deve ser aplicada também em sessões de adestramento disfarçadas de brincadeira. Quando tiver claro como brincar com seu gato da forma adequada, mencione seu nome durante o momento de lazer. Cada vez que o felino olhar para você respondendo à sua chamada, então receberá meia bolacha de recompensa.

5

Quando servir a comida para seu gato, chame pelo seu nome para que venha. O importante é que o animal associe essa palavra que escolheu como nome com um estímulo positivo, que saiba que quando responde a ele coisas boas acontecem.

Por este motivo, é importante que nunca chame o gato por seu nome para dar bronca, pois ao fazer isso conseguirá que o felino associe seu nome com algo ruim e com o tempo deixará de responder ao seu nome.

6

Além disso, para fazer com que um gato aprenda seu nome deverá colocar em prática outros conselhos que detalhamos para você a seguir:

  • Use também o nome do gato quando estiver dando carinho, para reforçar a relação positiva entre a palavra e a recompensa.
  • Pronuncie o nome do gato sempre no mesmo tom de voz para ajudar o animal a reconhecê-lo mais rapidamente.
  • Evite usar palavras parecidas ao seu nome quando estiver perto do gato, ou acabará confundindo o animal.
  • É importante evitar chamar o gato por diminutivos ou apelidos se deseja captar sua atenção, tantas palavras poderiam confundi-lo fazendo com que, no final, deixe de prestar atenção ao seu nome. Quando o gato responder ao seu nome e estiver com você, pode usar algum diminutivo de afeto, mas sem esperar resposta em troca.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato aprender seu nome, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.