
Se adotou ou comprou um cachorrinho, um dos itens indispensáveis na vida da sua mascote é uma coleira. As coleiras servem para controlar o nosso cachorro em situações de ficar muito agitado e para evitar acidentes. Hoje em dia, existe uma grande variedade de coleiras à sua escolha, com diferentes materiais e e funcionalidades. Mas, se não quiser gastar muito dinheiro com a coleira do seu cachorro, pode fazê-la facilmente em casa. Além de poupar na carteira, o seu cachorro ficará com uma coleira personalizada e ajustada a ele. Caso a coleira do seu cachorro tenha quebrado, veja também este artigo de umComo.com.br em que lhe explicamos como fazer uma coleira para cachorro.
Se pensa que qualquer tipo de coleira serve para o seu cachorro, está enganado. Existem muitos tipos de coleiras para cachorros e a escolha de uma depende da raça do seu cachorro, do seu porte e do seu nível de agilidade e força. Em umComo damos-lhe todas as dicas que precisa para saber escolher a melhor coleira para o seu cachorro. Embora não consigamos fazer todos os tipos de coleira em casa, de seguida damos-lhe alguns exemplos daquelas coleiras que poderá fazer em casa.
Uma das formas de fazer uma coleira para o seu cachorro é aproveitando um cinto velho. Dependendo do porte do seu cachorro, escolha um cinto mais largo ou mais fino, os primeiros são melhores para cachorros mais pesados e os segundos para cachorros mais leves e pequenos. Se tiver um daqueles cintos que têm furos em todo o seu comprimento, será mais fácil porque evita de fazer mais furos. Caso não tenho um cinto deste gênero, meça o local onde deve fazer mais furos colocando o cinto à volta do pescoço do seu cachorro. Coloque o cinto no seu cachorro e se for necessário corte um pouco no comprimento. Agora basta prender a trela na fivela do cinto e já pode ir passear com seu cachorro!

Outra forma de fazer uma coleira para cachorro é casa é aproveitando uma correia de umas sandálias que já não use. Se tiver alguma daquelas sandálias que têm uma correia com furos na parte do tornozelo, basta tirá-la da sua sandália e dará uma ótima coleira de cachorro. Pode personalizá-la a seu gosto, pintando ossinhos, flores ou adicionando algum complemento que goste. Mas, lembre-se que este tipo de coleiras servem apenas para cachorros de porte pequeno, visto que se trata de uma correia fina.

Caso a antiga coleira do seu cachorro se tenha estragado, pode aproveitar algumas peças para fazer uma nova. Se as peças de encaixe da antiga coleira ainda estiverem boas pode aproveitá-las. Se não, de certeza que terá alguma mochila por casa que já não usa em que poderá tirar estas peças de encaixe, lembre-se que precisa de um macho e de uma fêmea, tal como pode ver na imagem.

De seguida, deverá medir o espaço onde vai passar a fita da coleira em uma das peças de encaixe. A esta medida acrescente cerca de 4 cm, para que ao cortar depois o tecido possa dobrá-lo de maneira a que coleira fique mais resistente. Meça também o comprimento da fita da coleira antiga do seu cachorro. Corte um pedaço de tecido à sua escolha com as medidas definidas e vá dobrando o tecido. Coza em toda à volta e coloque cada uma das peças de encaixe em uma das extremidades. Por último, costure a parte do tecido que ficou dobrado na peça de encaixe à restante fita, como mostra na imagem. E pronto, já tem uma linda coleira para o seu cachorro!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma coleira para cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.