Como fazer uma coleira para gato

Como fazer uma coleira para gato
Imagem: guy.googydog.com

Ao contrário do que acontece com os cachorros, por norma os gatos não são levados a passear, pelo que não necessitam de uma coleira larga e grossa à qual se prende a trela. Aliás, os próprios gatos não costumam gostar de usar coleira e alguns donos preferem não a colocar de forma a facilitar o escovar do pelo e para que este não fique marcado com a forma da coleira. Por estas razões fazer uma coleira para gato pode assemelhar-se muito a fazer uma bracelete ou pulseira para um humano. Se quer aprender como fazer uma coleira para gato, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Vai precisar de:
  • Fita métrica
  • Cola quente
  • Tecido
  • Pormenores decorativos
  • Linha e agulha

Coleira tricotada

Se você tiver jeito para tricotar, pode criar uma coleira totalmente personalizada e muito confortável para seu gato. O crochê será a técnica mais indicada, mas pode escolher outras consoante o seu gosto. Comece por, com uma fita métrica, medir o pescoço do gato. Não aperte demasiado mas também não deixe muito solto. Em seguida escolha a cor da linha que irá constituir a coleira e comece tricotando até atingir a medida certa. Una as pontas com tiras de velcro cozidas e, para dar mais graça à coleira, aplique um laço ou flor também tricotado.

Imagem: pinterest.com

Coleira customizada

Se seu gato já possui uma coleira, você pode customizá-la de forma a atribuir-lhe um toque pessoal. Neste caso não há necessidade de medição porque a coleira já tem a medida mais adequada para o pescoço de seu gato, resta apenas colocar adereços. Escolha pormenores fofos como brilhantes, laços em tecido, glitter, flor em papel feltro, etc, e cole-os com ajuda de cola quente. Se eu gato for de pelo comprido não escolha um pormenor muito grande, pois ele poderá revelar-se incomodativo e desconfortável para seu gato.

Imagem: preciolandia.com

Coleira em tecido

A coleira em tecido será um acessório muito leve e charmoso para o seu gato. Comece por medir, com ajuda de uma fita métrica, o pescoço dele deixando alguma folga para que não fique demasiado apertado. Em seguida, recorte uma tira em cartão com mais 5 cm dessa medida e com cerca de 2 cm de largura. Pegue nela e use-a como molde para recortar duas tiras de tecido à sua escolha, mas com mais 2 cm de largura que a tira de cartão. Pegue nas tiras de tecido e una uma à outra cozendo um dos limites do comprimento para dentro, como se cosesse uma manga. Coloque a tira de cartão por cima de uma das tiras e cosa o restante delas, de forma uni-las deixando o cartão por dentro, e formando uma só tira com duas faces de tecido, como na imagem ao lado. De forma a unir ambas as pontas da tira, que agora é uma coleira, cosa velcro.

Imagem: elo7.com.br

Coleira de contas

Se você já tem prática em fazer pulseiras de contas, fazer uma coleira de contas para seu gato será extremamente fácil porque o processo é o mesmo. Em primeiro lugar, meça o pescoço do animal e corte um fio ou corda de nylon um pouco maior que essa medida. Coloque contas a seu gosto, podem até ser pérolas e, a meio da medida, adicione um pingente ou um guizo. Termine com a mesma quantidade de contas e feche a coleira com um fecho próprio para pulseiras e colares, que poderá encontrar em lojas de artesanato.

Imagem: bohemian-childd.tumblr.com

Coleira colarinho

Se quiser fugir das coleiras habituais e fazer seu gato macho marcar pela diferença, porque não costurar-lhe uma coleira colarinho? Vai ficar super elegante! Para isso, repita o processo da coleira em tecido. Quando estiver terminada, recorte dois outros pedaços de tecido que com o dobro da largura. Corte as pontas deles numa linha diagonal não muito acentuada. Cosa os dois pedaços de tecido um ao outro e una a parte mais estreita deles à coleira anteriormente feita, tal como mostra na imagem. Dobre para baixo essa tira nova, envolvendo a coleira de tecido, e passe com o ferro de engomar por cima, de forma a vincar bem a dobra.

Imagem: www.modcloth.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma coleira para gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.