Como ganhar a confiança de um gato

Como ganhar a confiança de um gato

Ganhar a confiança e o amor de um gato não é tarefa fácil. É um processo que requer tempo, paciência e muito carinho. Você deseja que o seu amigo felino confie plenamente em você? Então recomendamos que continue lendo este artigo porque vamos dar algumas dicas. Pense que os gatos por natureza são mais independentes e não dependem tanto de você. No umCOMO contamos para você como ganhar a confiança de um gato e você verá como serão grandes amigos por toda a vida.

Passos a seguir:
1

Primeiro que tudo, temos de ter em conta que os gatos precisam de mais tempo para confiar nas pessoas e respondem mais lentamente a recompensas. Deve deixar que o seu gato marque de certo modo o ritmo da relação de vocês e tentar que o seu pequeno amigo se sinta são e salvo ao seu lado. Criando um meio seguro, conseguirá que confie totalmente em você.

Para começar, você precisa compreender a forma de ser dos gatos. Nunca force o seu gato a fazer algo e muito menos que confie em você. O gato deve ter claro que conseguirá um benefício consequência de um ato, ainda que isto não queira dizer que você consiga que ele faça algo, talvez não consiga convencê-lo.

Os gatos são imprevisíveis, por isso não fique chateado se você perceber que o seu gato não responde como você espera. Se você deseja que o seu gato esteja por gosto ao seu lado, deve ter em conta certas coisas. O seu felino aceitará você melhor se for um humano tranquilo e pouco barulhento quando estiver perto dele.

2

Você deve lhe proporcionar um lugar seguro para o seu bem estar e brinquedos para saciar a sua vontade de brincar. O seu gato pode se sentir às vezes ansioso, assustado ou inseguro e precisará de um meio onde possa se esconder e se sentir a salvo. Deixe que se esconda onde quiser e não o obrigue a sair, a não ser que seja totalmente necessário. Tente fazer com que seu gato, desde o primeiro dia que chegar a casa, sinta que tem um lar para ele. Às vezes, faz falta habituá-lo aos poucos à sua nova casa, sem que se sinta constrangido, tendo um quarto onde vá se acostumando a tudo.

A sua caixa de areia deve estar em um lugar privado, sem ruído nem interrupções para que o seu felino se sinta seguro nessas paredes. Tente fazer com que o seu gato possa chegar a zonas altas como prateleiras ou armários, mas sempre com segurança e sem riscos.

Uma boa alternativa é uma árvore para afiar unhas, onde pode trepar e arranhar. Também deve ter sempre à mão brinquedos e acessórios, porque seu gato também quer brincar e você é o responsável pela sua diversão.

3

Para ganhar a confiança do seu amigo felino, deve oferecer sempre comida e água. Ainda que pareça algo evidente, lembre-se que seu gato tem necessidades básicas que deve cobrir e se não o fizer, será um claro indício para seu gato de que você não é um bom dono. Você deve dar-lhe de comer gradualmente para que ele entenda que você é o que lhe proporciona o alimento. É recomendável que tenha sempre ração à mão e alguma vez por semana lhe proporcione ração úmida, que ele certamente agradecerá a você. Ao pôr a comida, diga o seu nome com suavidade para que associe a sua voz a essa situação positiva e prazerosa.

Quando o seu felino se aproximar para provar a comida, você deve se afastar para dar espaço e intimidade. Pode observar a certa distância e sempre à mesma altura que ele para não o intimidar.

A água e a comida devem estar sempre acessíveis e em recipientes totalmente limpos. A água deve estar sempre fresca e limpa para que o seu gato não perca o interesse em beber. Você é o responsável para que tenha todas as suas necessidades cobertas sempre. Não se esqueça dele porque ele precisa de você.

4

Se o seu gato está um pouco estressado, você deve ser capaz de relaxá-lo para ganhar a sua confiança. Há gatos mais nervosos que outros e que suportam menos as mudanças de rotina. Deve ser você a ajudá-lo a suportar estas situações e devolver o seu estado de bem-estar emocional. Existem produtos no mercado com feromônios sintéticos, que são muito eficazes para controlar o estresse. Costumam ser difusores que ficam espalhados pelas zonas onde mais tempo o seu gato passa e têm efeitos muito positivos para acalmar o estado de ânimo do seu felino. Estes feromônios ajudam a reduzir o estresse geral e tornam possível que o seu gato relaxe mais rápido.

Outra forma de conseguir que o seu gato relaxe e confie em você é que se familiarize com o seu cheiro. Isto é muito útil para que reconheça você facilmente quando começar a ter contato físico com ele. Deixe que o seu gato durma sobre alguma peça de roupa que não usa muito para que conheça o seu cheiro e o converta em algo familiar.

5

Os gatos reagem bem aos reforços positivos, recorra a eles para conseguir o seu afeto, respeito e confiança. Há gatos que apesar de darmos tudo, são assustadiços, especialmente em casos de animais que foram abandonados ou maltratados. Nestes casos, nunca devemos gritar se o pet fizer algo ruim.

Para educá-lo, use um tom de voz calmo e relaxado, e se fizer algo correto, elogie o seu comportamento. Se o seu gato vive com medo apesar de já ter passado tempo em sua casa, deve se certificar de que o seu comportamento não seja imprevisível. Não se aproxime com sigilo, não o assuste, não faça mudanças repentinas, qualquer coisa que seja de surpresa não costuma ser bem recebida por eles.

6

À medida que o tempo passa, deve procurar sinais que indiquem que seu pet quer estabelecer contato físico com você. Deve ser o seu gato a se aproxime de você, se parecer tenso, com as pupilas dilatadas e com a cauda esticada, não é o momento de fazer nada a este respeito porque se sentirá ameaçado por sua presença. Mas, se o seu gato permanecer perto de você quando acabar de comer, se aproximar de você, se limpar em sua presença ou se sentar de costas para você, são sinais de que seu gato está confiante e seguro ao estar ao seu lado.

7

Deve mostrar uma aparência menos ameaçadora na frente do seu gato. Há muitas formas de que perceba você como um ser menos intimidante e se sinta mais cômodo. Pode se sentar ou deitar no chão. Estar ao mesmo nível que seu pet é fundamental para estabelecer uma relação de igual para igual.

Também é recomendável evitar o contato visual porque o verá como um desafio, o melhor é virar a cabeça e olhar em outra direção. Se você usa óculos, seria uma boa ideia tirar para que seu gato não veja os seus olhos tão grandes.

Você deve deixar que o seu gato estabeleça o ritmo do contato, não se apresse, deixe que passe o tempo necessário para que seu felino se aproxime de você. Quando isto ocorrer de forma regular, o seu gato baterá sua cabeça intencionalmente com seu corpo. Com este adorável ato, seu gato impregna você com seus feromônios e demonstra que aceita e confia em você. Também pode ocorrer que seu gato se aproxime de você com o estímulo de prêmios deliciosos. Pode pôr o braço no chão e espalhar recompensas ao seu redor. Espere um pouco e verá como acabará se aproximando.

8

Quando o seu gato aceitar você batendo a sua cabeça contra o seu corpo, é o momento de acariciar o seu queixo ou suas orelhas. E isto é o sinal mais claro de que confia em você. Poderá começar a acariciar seu gato com suavidade. Não faça movimentos repentinos nem bruscos. À medida que a confiança do seu gato aumenta, você poderá acariciar mais partes do seu corpo.

Nunca o toque com brusquidão nem força porque os gatos não costumam gostar. Dedique tempo para brincar com seu amigo felino, sobretudo quando começar a notar os primeiros sinais de respeito mútuo. Quando o seu gato procurar você, quiser mimos e ronronar em suas pernas, também será o momento de iniciar uma rotina de brincadeiras. Tente que brinque todos os dias, porque isso reforçará o vínculo com seu gato e todos os dias esperará que você dedique um tempo para se divertirem juntos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ganhar a confiança de um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.