Partilhar

Como identificar anemia em gatos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como identificar anemia em gatos

A anemia acontece quando existe uma quantidade inferior de glóbulos vermelhos no sangue fazendo com que haja menos oxigênio no corpo. As causas da anemia nos gatos são muitas e muito variadas, por isso neste artigo damos alguns conselhos para que possa saber se o seu gato está com anemia. Reconhecerá os sintomas, as causas e os possíveis tratamentos que existem para que seu gato com anemia possa se recuperar o quanto antes. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como identificar anemia em gatos.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato está com vermes

Causas da anemia nos gatos

Os gatos podem ter anemia por diferentes fatores que vão desde simples sangramentos a infecções contagiosas mais graves que deverão ser tratadas de forma específica. A seguir detalhamos as causas mais comuns da anemia nos gatos:

  • Traumatismo ou hemorragia: se o seu animal sofreu algum golpe ou acidente, pode ser que tenha perdido muito sangue ou sofrido um sangramento interno.
  • Parasitas externos: as pulgas, carrapatos ou piolhos podem fazer com que um gato perca muita quantidade de sangue e, portanto, fique com anemia.
  • Alimentação com poucos minerais: existem algumas rações para gatos que não contêm ferro, microminerais, ácidos graxos essenciais ou vitaminas que ajudam a incorporar glóbulos vermelhos ao sangue. Por isso, antes de adquirir um alimento para o seu animal de estimação é importante que escute a opinião de um especialista que assessore você em sua compra. Em umComo contamos a você como fazer comida caseira saudável para o seu gato.
  • Doenças mais graves: a leucemia felina, a peritonite infecciosa ou a insuficiência renal podem causar perda de glóbulos vermelhos. Portanto, se achar que o seu gato está com anemia é imprescindível que o leve ao veterinário para obter um bom diagnóstico.
  • Anemia infecciosa: além destas causas, existem alguns agentes infecciosos que podem fazer com que um gato sofra de anemia. O parasita Mycoplasma haemophilus é transmitido aos gatos através das pulgas, carrapatos ou mordidas de outros gatos; sem o tratamento adequado, até 30% dos infectados podem chegar a morrer.
  • Outro parasita que pode causar anemia em nosso animal é o Cytauxzoon felis que, apesar de ser menos comum que o anterior, pode ser transmitido pelos carrapatos e afeta, principalmente, os animais que vivem em zonas rurais e com bosques. Esta infecção costuma ser letal para os gatos domésticos, com um falecimento rápido.
Como identificar anemia em gatos - Causas da anemia nos gatos

Sintomas da anemia nos gatos

Existem alguns sintomas claros que ajudarão a saber se um gato está com anemia. Se perceber que a saúde do seu gato mudou e que o seu estado de ânimo pode ser por esta doença, é imprescindível que vá a um veterinário para determinar o tratamento a seguir.

  • Batimentos irregulares: se o seu gato tiver dificuldades para respirar ou se sentir que seus batimentos são anormais, pode ser um sintoma de anemia felina.
  • Perda de apetite: se o seu gato quase não tem fome e recusa a comida, inclusive a sua favorita, pode ser que esteja com esta doença.
  • Perda de peso: também é muito comum que os gatos emagreçam quando estão com anemia, por isso, para ter um controle do peso de seu felino é recomendável que pese frequentemente o seu animal.
  • Náuseas e vômitos: são mais alguns dos sintomas que estes animais podem ter se estiverem com anemia.
  • Cansaço: se dorme mais do que o normal ou quase nunca está animado, pode ser devido a uma doença como esta. Vá ao veterinário para fazer uma revisão.
  • Sangue nas fezes: a anemia também pode produzir o aparecimento de sangue nas fezes do animal.
  • Palidez: a parte do focinho, língua ou boca pode ser afetada por causa da anemia. Estas partes do corpo ficarão mais pálidas com um tom mais branco ou azulado. Se for o caso, leve o seu gato imediatamente ao médico.

Se perceber que o seu gato apresenta um ou mais sintomas, é recomendável levá-lo imediatamente ao veterinário para examiná-lo e determinar o melhor tratamento para sua cura.

Como identificar anemia em gatos - Sintomas da anemia nos gatos

Tratar a anemia nos gatos

Depois de levar o seu animal ao veterinário, ele fará um exame de sangue para poder contar os glóbulos vermelhos e analisar a tipologia que aparece em seu sangue. Dependendo do tipo de problema que tenha causado a anemia em seu gato, será receitado um tipo de tratamento ou outro, pois não é a mesma coisa tratar a anemia por falta de nutrientes do que a provocada por doenças mais graves.

  • Assim, o tratamento da anemia em gatos causada por uma alimentação pouco nutritiva é baseada em uma mudança dos nutrientes alimentares e planejamento de um cardápio com uma quantidade maior de ferro e vitaminas.
  • Se o seu gato sofre desta doença por causa de um acidente ou de um hemorragia, poderão reequilibrar os níveis através de uma transfusão de sangue.
  • Fazendo um exame das fezes do animal pode ser determinada se a causa da anemia foi provocada pela presença de parasitas; se for este o caso, o seu veterinário indicará os antibióticos que o animal deve tomar.
  • Em casos de doenças mais graves como leucemia ou outro tipo de câncer, o veterinário indicará os passos a seguir para poder tratar a doença.
Como identificar anemia em gatos - Tratar a anemia nos gatos
Imagem: almanaquepet.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar anemia em gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
josiane
meu gato ficou internado hoje com uma anemia muito grave, estou muito preocupada, pois perdi um gato recentemente com algo parecido
Ivani
Quais os alimentos caseiros q ajuda a combater a anemia em gatos , por favor me ajudem porque minha gatinha está com uma forte anemia está tomando remédio q o veterinário passou mais eu queria ajuda com alimentação caseira.
nadia
gostei muito
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nadia, muito obrigada pelo seu comentário, continue nos acompanhando :)

Como identificar anemia em gatos
Imagem: almanaquepet.com.br
1 de 4
Como identificar anemia em gatos

Voltar ao topo da página