Como identificar uma aranha armadeira - Características exatas

Como identificar uma aranha armadeira - Características exatas
Imagem: wikimedia.org

Naturalmente, muitos de nós temos medo de aracnídeos em geral. As aranhas podem ou não deter o que se chama de veneno, mas para se proteger disso só conhecendo diversas espécies e sabendo fazer a sua identificação. Ao conhecer as aranhas que mais podem causar dano à sua vida, você estará pronto para se defender e estará a um passo na hora de se salvar. Sendo assim, é muito importante conhecer a aranha armadeira (nome científico: Phoneutria nigriventer) ou aranha-macaco, pois ela detém peçonha e pode causar problemas para você. Para saber como identificar uma aranha armadeira, o umOMO preparou este artigo.

Aranha armadeira é venosa?

A aranha armadeira, aranha-macaco ou ainda aranha da bananeira é uma aranha peçonhenta originária da América do Sul e da América Central. Sua picada pode ser fatal em crianças e idosos, que possuem grande probabilidade de sofrerem um edema pulmonar ou também um choque circulatório, sintomas comuns nesses pacientes. Ceca de 0,006 mg do veneno da aranha madeira já são suficientes para matar um rato.

A picada da aranha armadeira

Se essa aranha executar a picada em adultos e jovens, pode causar vermelhidão na pele, feridas, dor, sudorese, hipersensibilidade, taquicardia, ereções penianas involuntárias, arritmia cardíaca, vômito, hiperglicemia, diarreia e hipertensão arterial periculosa. Por serem comuns em ambientes urbanos, caseiros e rurais, essas aranhas são grandes causadoras dos acidentes com aracnídeos no nosso país. Como apenas 1% dos pacientes que foram picados não apresentaram sintomas, você precisa saber identificá-la.

Sugestão: Como fazer repelente caseiro para aranha

Como identificar a aranha armadeira

Identificar esse animal é bastante fácil. A aranha armadeira é muito curiosa. Primeiramente é importante ressaltar que esse animal possui patas dianteiras muita frondosas que sempre se mantêm erguidas, medida evolutiva que agrega imposição e agressividade ao visual do animal para seus predadores. Isso é claramente percebido nessa imagem.

Além de suas patas dianteiras enormes, é importante ressaltar a enorme diferença entre o tamanho do corpo e o tamanho de seus membros. Com um corpo com cerca de 5 centímetros e patas que podem chegar aos 17 centímetros, a aranha armadeira é facilmente identificável graças a essa discrepância. Reparar a cor dessa aranha é muito importante também: sua coloração varia entre o cinza, o marrom e o amarelo. Suas patas irão necessariamente apresentar listras negras.

Outro fato que pode ser de muito auxílio no processo de reconhecimento e identificação da aranha é a natureza de seus olhos. Seus olhos são arranjados em três reparáveis colunas: uma que possui dois grandes olhos que são excessivamente separados, uma que possui quatro pequenos olhos e outra que possui dois outros olhos, de tamanho menor.

É comum confundir a aranha armadeira com a aranha-lobo (aranha de jardim), na dúvida, siga também as instruções do artigo sobre como identificar a aranha-lobo.

Imagem: independent.co.uk

Onde vive a aranha armadeira?

Uma tendência comum da aranha-armadeira é esconder-se em locais que não têm iluminação. Por terem essa tendência de repugnância à luz, as aranhas buscam locais como caixas de sapato, tijolos, carros, sapatos grandes, locais de armazenamento de lenha e serragem, garagens, galpões e armazenamentos de canos industriais e bananais, por isso é conhecida como "aranha-da-bananeira".

Seu outro famigerado nome, aranha macaco é justificado por sua alimentação, que consiste majoritariamente no ato de comer insetos e pequenos seres larvais e no seu habitat, que é comum em locais de grande arborização e baixa luz, onde ela pode não ser identificada e buscar mais facilmente sua vítima, como bosques, florestas e parques. Identificar os locais de seu habitat é um grande passo para se proteger desse perigo.

Como matar aranha armadeira

Apesar do perigo da picada, é possível matar a aranha armadeira com inseticida e técnicas caseiras. O mais importante é se proteger e, mais importante ainda, proteger animais e crianças que são mais sensíveis ao veneno. Para as técnicas, confira o artigo sobre como eliminar aranhas grandes.

Curiosidades sobre a aranha armadeira

  • O nome 'armadeira' vem da sua posição de defesa, que consiste em levantar as duas pernas de baixo e se apoiar nas da frente;
  • Estamos falando da segunda aranha que mais causa incidentes no Brasil.
  • De acordo com o Guiness Book, o livro dos recordes, a aranha armadeira é uma das mais venenosas do planeta.
  • O veneno da aranha armadeira é estudado para a possível manipulação de um medicamento a favor da disfunção erétil [1];
  • O tempo médio de vida da aranha armadeira é de 2 anos;
  • Uma aranha armadeira pode colocar até 700 ovos;
  • A aranha armadeira alimenta-se de insetos como moscas, baratas, grilos e artrópodes menores.

Veja também: O que fazer se uma aranha me picar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar uma aranha armadeira - Características exatas, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Referências
  1. http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2017-04/pesquisa-com-veneno-de-aranha-pode-gerar-remedio-para-disfuncao