Partilhar

Como identificar vermes no cachorro

Por Paula Cassandra. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como identificar vermes no cachorro
Imagem: resimbul.com

Nem sempre é fácil saber como identificar vermes no cachorro, já que alguns desses microrganismos dificilmente são vistos nas fezes do animal. Porém, existem sintomas que podem ajudar a diagnosticar o problema e o umComo.combr vai falar sobre quais são eles e quando é importante levar o seu melhor amigo ao veterinário para iniciar um tratamento.

Também lhe pode interessar: Como saber se o meu cachorro tem parasitas
Passos a seguir:
1

A melhor forma de identificar vermes no cachorro é quando eles aparecem nas fezes ou no vômito do seu melhor amigo. No entanto, nem todos eles são fáceis de encontrar, como é o caso das lombrigas que, embora possuam vários centímetros de comprimento, nem sempre aparecem. Já os vermes do tipo ancilóstomo e tricurídeo são tão pequenos que também é quase impossível percebê-las. As mais fáceis de enxergar são as tênias, que podem surgir no ânus do animal, geralmente com uma aparência branca. Elas podem ainda estar nas fezes, quando se assemelham a pequenos grãos de arroz.

Como identificar vermes no cachorro - Passo 1
Imagem: cuteness.com
2

Já que nem sempre é possível saber se o cão está com problema de vermes, o melhor é fazer um exame de fezes para que o veterinário diagnostique a situação e possa indicar o melhor tratamento. Com esse exame, é possível observar se nas fezes há os ovos dos agentes infeciosos, os quais são microscópicos. Porém, é importante lembrar que nem sempre o exame detecta o problema, já que mesmo com vermes o coco do animal não está necessariamente com os ovos a todo o momento. Por isso, existem veterinários que recomendam usar vermífugos com alguma regularidade, sendo que alguns parasitas não são eliminados com os medicamentos comuns.

3

Embora não seja regra, animais infectados com vermes podem apresentar alguns sintomas, como vômitos anormais, diarreia, fezes moles ou com sangue, além de pelo com aspecto pálido, podendo ainda perder pelo ou mostrá-lo seco e fraco. Já a barriga inchada é um sinal bem típico de vermes. Outros sinais de que o seu melhor amigo pode estar com vermes é quando ele começa a perder peso sem explicação aparente ou está tossindo muito, o que pode ser sinal de que a infecção está avançada, o mesmo pode se dito de irritações na pele.

4

As mudanças no comportamento são outros indícios que o seu cão está com vermes. Alguns exemplos são quando animais brincalhões ficam apáticos e sem energia ou quando mostram falta de apetite. De qualquer forma, ao menor sinal de vermes é importante levar o animal a um especialista, pois se não tratado o problema pode levar a danos irreversíveis, perda de consciência e até mesmo falecimento.

Imagem: islandpetnannyllc.vpweb.com
5

Mesmo que os vermífugos sejam indicados com periodicidade por alguns veterinários, é importante lembrar que eles não previnem o verme, apenas tratam o problema quando já existe. Além disso, há profissionais que recomendam a vermifugação mensal em filhotes com até seis meses e, depois, a cada três meses. Outros veterinários afirmam que o medicamento a cada seis meses é suficiente. Por isso, o melhor é conversar com um profissional de confiança para escolher a melhor forma de cuidar do seu animal de estimação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar vermes no cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

1 comentário
A sua avaliação:
maria do carmo
como saber se sarna ou alergia,

Como identificar vermes no cachorro
Imagem: resimbul.com
Imagem: cuteness.com
Imagem: islandpetnannyllc.vpweb.com
1 de 3
Como identificar vermes no cachorro

Voltar ao topo da página