Partilhar

Como instalar uma portinhola basculante para gatos

Por Sara Silva. Atualizado: 23 janeiro 2018
Como instalar uma portinhola basculante para gatos

Os gatos são animais de estimação extraordinários porém, devido ao seu grande sentido de independência, sentem necessidade de passar maioria do tempo fora de casa, em liberdade. Não é seguro para o dono deixar portas e janelas abertas o tempo todo de forma a que seu gato possa entrar e sair quando quer, nem é prático deslocar-se até às mesmas para as abrir quando ele necessita de voltar a entrar em casa. A alternativa para isso é instalar uma portinhola basculante para gatos, e neste artigo ensinamos-lhe como!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como afugentar um gato
Passos a seguir:
1

Comece por comprando uma portinhola basculante. Procure uma que seja para gatos porque as para cães são geralmente maiores e não há necessidade de ter uma portinhola assim tão grande.

2

Meça a portinhola por dentro e marque as medidas na porta, ao centro, com um lápis ou caneta e régua. Faça-o a cerca de 10 cm do chão, uma altura confortável para seu gato a atravessar sem problemas.

3

É possível que sua portinhola venha acompanhada de um modelo que lhe indicará as medidas exatas da mesma, os pontos onde deve furar a porta e ainda algumas instruções. Se for o caso, use-a para se guiar e saber que tipo de broca utilizar.

4

No passo seguinte começamos efetivamente a dar forma à portinhola. Pegue numa furadeira e, com a broca indicada nas instruções, fure quatro pontos que serão os cantos da medida que desenhou na porta anteriormente.

Como instalar uma portinhola basculante para gatos - Passo 4
Imagem: class.posot.com.br
5

Se você ainda não uniu os pontos com linhas, faça-o agora. De seguida, com a porta fechada e a ajuda de uma serra tipo tico-tico, serre essas linhas. Remova o pedaço de porta que acabou de cortar e pode descartá-lo, visto que não terá utilidade neste processo.

6

Pegue agora na portinhola e encaixe-a na abertura da porta que acabou de cortar. Marque os pontos que deverá furar para a fixar e retire a portinhola.

7

Pegue novamente na furadeira e, com uma broca de menor diâmetro que o dos parafusos, fure os pontos que marcou anteriormente. Coloque novamente a portinhola e fixe-a agora com os parafusos.

8

Confira que a portinhola está bem fixa e, se sim, é porque o seu trabalho de instalação terminou! Agora resta fazer com que o seu gato se habitue a ela. Para isso, incentive-o a atravessar a portinhola colocando comida do outro lado da porta.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como instalar uma portinhola basculante para gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Tome sempre cuidado ao utilizar a furadeira e a serra.
  • Se você for menor, peça a ajuda a um adulto para instalar a portinhola basculante.

Escrever comentário sobre Como instalar uma portinhola basculante para gatos

O que lhe pareceu o artigo?

Como instalar uma portinhola basculante para gatos
Imagem: class.posot.com.br
1 de 2
Como instalar uma portinhola basculante para gatos

Voltar ao topo da página