Como interpretar as posturas do meu cachorro

Como interpretar as posturas do meu cachorro

Você pode não acreditar, mas as posturas do corpo de um cachorro podem dizer muito sobre seu estado de ânimo e sobre suas emoções. Muitos sinais serão super sutis e é possível que você demore um tempo para conhecer todas suas expressões, mas o esforço vale a pena. Neste artigo da umComo.com.br explicamos algumas das posições mais comuns que você deve conhecer para saber como interpretar as posturas de seu cachorro.

A postura da confiança e da segurança

Um cachorro que se sente seguro de si mesmo se mantém reto, com o rabo para cima e provavelmente mexendo devagar; suas orelhas estão para cima ou relaxadas e ele parece bem e tranquilo, no geral. As pupilas dos seus olhos estão pequenas, pois também estão relaxadas.

A reverência

Um cachorro diante de você, com a cabeça e o peito no chão, as patas da frente esticadas e com a parte traseira do corpo e rabo para cima, é um convite claro para brincar. Esta postura é conhecida como a "reverência da brincadeira".

Muitas vezes este gesto é confundido com uma postura de ataque, mas não se preocupe, simplesmente significa que é hora de brincar com seu amigo.

Movimentos de quadril

Os movimentos de quadril ou empurrões são outro sinal de que seu cachorro quer brincar. Com certeza, seu cachorro já ficou girando ao redor de outro cachorro tentando derrubá-lo no chão pela sua parte traseira; isso significa que seu amigo está procurando uma atividade e quer brincar com outros animais.

Quando seu cachorro fica de costas para você é um sinal de confiança, e dependendo do cachorro, poderia significar também que quer ser acariciado. Sacudir a parte traseira pode ser também um sinal amistoso e de excitação.

Rolar sobre si mesmo

O popular "Roll over" em inglês, é uma ação onde o cachorro mostra sua barriga, e é um gesto que demonstra respeito à autoridade. Fazer um cafuné na barriga serve como excelente resposta para reforçar este tipo de comportamentos.

Esta ação também pode indicar resistência passiva, ou que ele resiste a uma ameaça de maneira passiva e indireta, usando suas patas para afastar o problema (como por exemplo, enquanto o dono corta as unhas).

Deambular

Se seu cachorro está andando sem uma direção determinada (deambulando), pode ser sinal de excitação, nervosismo ou tédio, provavelmente causado pela falta de exercício ou de coisas para brincar.

Pelo arrepiado

Quando a parte da pele no meio de suas costas levanta-se, pode ser um sinal de que o cachorro se sente ameaçado e está querendo parecer maior do que é.

Não é necessariamente uma atitude agressiva, mas sim um sinal de que seu cachorro se encontra em "alerta máxima", pronto para o que possa acontecer. Um cachorro assustado pode morder, por isso tenha muito cuidado se estiver perto de um cachorro que está com o pelo arrepiado.

Assustado ou inseguro

O cachorro tenta se esconder ou agachar. Uma leve inclinação expressa submissão ou nervosismo. Outra resposta pode ser com as costas arqueada, com as pernas levemente flexionadas e o rabo para baixo (mas não escondido em baixo), com o olhar fixo no que chama sua atenção.

De repente se imobiliza no meio de uma atividade

Isso significa que seu cachorro não se sente seguro de si mesmo e preferiria estar sozinho, ou inclusive que está se preparando para um ataque. É algo comum quando um cachorro está com um osso, por exemplo. Não se atreva a se meter entre um cachorro e seu osso!

Agressivo ou ameaçado

O cachorro se inclina para frente e está rígido. Isso acontece como resposta à presença/elemento que o cachorro interpreta como ameaça ou desafio. Nestes casos, o rabo se esconde sob o animal que o mexe de maneira rápida e frenética. Também é provável que as partes brancas dos olhos fiquem visíveis quando o cachorro se virar para olhar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar as posturas do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que diante de qualquer mudança de comportamento fora do comum em seu cachorro, você o leve ao veterinário para uma revisão.