Partilhar

Como levar um cachorro para passear

Como levar um cachorro para passear
Imagem: compassdog.com

O passeio do cachorro pode tornar-se um autêntico pesadelo se não começarmos a educá-los desde pequenos. Por isso, é fundamental começar a passear com nosso cachorro de maneira adequada, seguindo umas pautas de treinamento. Se não iniciarmos o processo de educação do cachorro durante sua etapa de filhote, depois de um tempo nos encontraremos com um cachorro mal-educado, que puxa a trela quando o levamos, que não nos obedece e se senta quando não quer passear mais. O cuidado e a alimentação do nosso cachorro são aspectos bastante importantes a ter em conta, mas sua educação e socialização com outros cachorros também. Por isso, neste artigo de umComo.com.br queremos ensinar você a levar um cachorro para passear.

Também lhe pode interessar: Como passear o meu cachorro
Passos a seguir:
1

Antes de sair com o cachorro para passear

Lembre-se que você deve esperar que ele tenha todas as vacinas obrigatórias antes de levá-lo à rua. Enquanto isso, você pode aproveitar para começar a educação dele em casa, como, por exemplo, familiarizá-lo com a coleira e a trela. Muitos cachorros assustam-se durante seu primeiro passeio porque não estão acostumados a usar coleira e muito menos a ficar amarrados. Por isso, ponha a coleira nele de vez em quando para ele se familiarizar com ela. E, alguma dessas vezes ponha também a trela e deixe que ele a use em casa, mesmo que a arraste e brinque com ela. Se a brincadeira passar a ser quebrar a trela diga-lhe um firme 'NÃO' para aprender a não fazer isso. Quando ele parar, recompense-o dizendo 'Muito bem!'. Outra tática muito eficiente é simular passeios em casa, para que ele aprenda a ir do seu lado e saiba o que é ser guiado.

Como levar um cachorro para passear - Passo 1
Imagem: mundoperros.es
2

O primeiro passeio

Tenha em conta que isto é totalmente novo para ele e é normal que se sinta excitado, de maneira que você deve acalmá-lo antes de sair. Até que ele não esteja completamente calmo e quieto não o leve à rua, senão não aprenderá a se comportar. Feito isto, você deve sair primeiro pela porta para demonstrar sua posição como líder, depois ele. Não se esqueça de levar guloseimas para recompensá-lo e saquinhos para juntar os excrementos se ele os fizer.

É recomendável utilizar uma trela fixa, não extensível, para segurar melhor o cachorro. Uma vez do lado de fora, dê-lhe uma guloseima para que ele saiba que tem sempre que sair depois de você. Depois, comece a caminhar.

3

Se você seguiu as recomendações prévias aos primeiros passeios, seu cachorro caminhará tranquilo e não tentará puxar a trela. Caso ele lhe passe, comece a saltar nervoso ou lhe desobedeça, pare e diga 'NÃO' para que ele entenda que não deve adotar esse comportamento. Dê-lhe uma guloseima quando parar. Um truque muito eficiente para ele lhe obedecer e sentar-se cada vez que você parar é parar na frente dele, com uma guloseima na mão, esperar que ele se sente, dar a ele quando o fizer e dizer 'Muito bem!'. Depois faça um passo longo para a frente e repita o processo. Dê dois ou três passos e torne a repetir. Agora dê dois ou três passos a mais e repita-o, e assim durante um bocado até que o cachorro se sente intuitivamente cada vez que você parar.

Se o que acontece é que ele está com medo e não quer andar, não o force. Você deve estimulá-lo com palavras amáveis e guloseimas, deixar a trela mais solta e manter a calma, caso contrário transmitirá seu nervosismo a ele e ele não se mexerá.

4

É recomendável que os primeiros passeios do seu cachorro não durem mais do que 10 minutos. Ao ser tão pequeno é normal que ele se canse rapidamente e pare quando isto acontecer, de modo que não se preocupe se ele não quiser caminhar mais porque provavelmente estará exausto. Conforme ele for crescendo você deverá aumentar o tempo de exercício.

Imagem: buscarfondos.com
5

A paciência é a chave para ensinar seu cachorro a passear, já que as primeiras vezes serão complicadas. É fundamental manter sua posição de líder a todo o momento e não deixar que ele passe na sua frente durante o passeio; cada vez que ele fizer isso, pare e diga 'NÃO', se for necessário encurte a coleira para reduzir sua margem de movimento. Se você praticar o truque das guloseimas ele se sentará e aprenderá que não deve passar à frente.

6

Lembre-se de que você deve aproveitar os primeiros passeios para iniciar o processo de socialização do seu cachorro, de modo que não evite que ele se encontre com outros cachorros. Utilize sempre o condicionamento positivo para que seu cachorro associe a rua com algo bom, não tenha medo. Pense que ensinar um cachorro a passear não é algo que se consegue em um dia, por isso é importante ser paciente e começar em casa antes dos primeiros passeios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como levar um cachorro para passear, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como levar um cachorro para passear

1 comentário
A sua avaliação:
Dulce
Adorei as informações, irei tentar aplica-las já que ganhei um Rottweiler com aproximadamente 2 anos. Gostaria de saber a idade dele certa, como faço isso?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Dulce! Espero que você consiga aplicá-las com sucesso. Para calcular a idade do seu cachorro consulte essas dicas: http://animais.umcomo.com.br/artigo/como-calcular-a-idade-de-um-cachorro-8098.html

Como levar um cachorro para passear
Imagem: compassdog.com
Imagem: mundoperros.es
Imagem: buscarfondos.com
1 de 3
Como levar um cachorro para passear

Voltar ao topo da página