Como lidar com xixi por medo ou excitação

Como lidar com xixi por medo ou excitação
Imagem: bemozza.org

Cachorros que fazem xixi por estarem assustados ou excitados são bastante comuns. É provável que você já tenha lidado com essa situação, seja com o seu pet ou com o cachorro de outras pessoas. Você encara o cachorro, interage com ele e ele faz xixi. Isso pode acontecer por medo, submissão, excitação ou saudade, dependendo da situação. Desde que essa condição não envolva qualquer problema de saúde do cão, não há motivo para preocupação - esse é um comportamento normal. No entanto, se a situação é incômoda e você tem de limpar a urina do seu cachorro em casa o tempo todo, saiba que existem formas de atenuar o problema. Leia esse artigo do umComo para aprender como lidar com xixi por medo ou excitação, sempre garantindo o bem-estar do seu amigo peludo.

Passos a seguir:
1

Quando um cão urina por submissão, isso faz parte da comunicação e linguagem corporal dele. Eles adotam esse comportamento para mostrar pacificação aos outros cachorros, convencendo os demais de que ele não é uma ameaça.

O mesmo acontece quando eles se deparam com uma situação assustadora envolvendo humanos. Quando uma pessoa estranha se aproxima de forma rápida, fitando o olhar no cachorro e colocando as mãos na cabeça dele, o cão pode urinar da mesma forma. Isso acontece com maior frequência em animais com tendência a ter medo.

Nota: O xixi por medo pode ser acompanhado de uma postura deitada ou com a cabeça do pet bem rente ao chão, indicando ainda mais submissão.

Imagem: imgkid.com
2

No entanto, nem todos os cães urinam por submissão. Alguns urinam espontaneamente em situações que os deixam eufóricos, como o momento em que o dono chega em casa ou brinca com ele.

O contato físico, seja um carinho ou uma punição, pode desencadear o mesmo comportamento. Alguns animais deixam escapar umas gotinhas apenas, enquanto outros deixam verdadeiras poças.

3

Se a situação está incomodando a família do cachorro, você deve começar por perceber se o comportamento é causado por algum problema de saúde.

Se o cachorro foi treinado para fazer xixi e cocô no jornal, no tapete higiênico ou na rua e passou a fazê-lo pela casa de forma súbita, ele pode ter algum problema gastrointestinal.

O problema também pode ser provocado por uma infecção urinária, caso o cão esteja urinando muitas vezes em pequenas quantidades. Um cachorro com infeção tem tendência a lamber excessivamente as regiões íntimas, para aliviar o desconforto que o problema causa.

Esteja atento a esses sinais e leve o pet no veterinário caso ele apresente algum desses sintomas.

4

O xixi também pode ser causado por fatores comportamentais.

Um filhotinho com menos de 3 meses pode ainda não estar treinado para fazer xixi no local ideal. Eles possuem pouco controlo da bexiga e do intestino, tendo dificuldade em segurar até chegarem ao local específico para o efeito. Para saber como adestrar um filhote de cachorro, entre nesse artigo.

5

Se o seu cão tem mais do que um ano idade e ainda não parou de fazer xixi por medo ou submissão, siga essas dicas que podem ajudar a controlar esse comportamento:

  • Quado chegar a casa, não cumprimente o cachorro de imediato. Ignore-o e apenas dê atenção quinze minutos depois da chegada, se ele estiver calmo. Se ele estiver pulando, latindo ou abanando o rabo, aguarde que o cão acalme para interagir com ele.
  • Quando o cachorro vier cumprimentar o dono, jogue um petisco para longe dele. Isso vai desviar o foco de atenção.
  • Ensine o cachorro a sentar. Peça para ele sentar antes de falar com ele e antes de ele interagir com uma visita.
  • Quando fizer carinho no cão, evite tocar na cabeça dele. Prefira fazer carinho sob o queixo ou no peito, para não ser interpretado como uma ameaça pelo animal.
  • Opte por brincadeiras que envolvam objetos e não contacto humano. Não aperte nem sacuda o bichinho.
  • Quando o seu pet estiver fazendo xixi por submissão, ignore-o! Não brigue nem repreenda, isso só vai traumatizar mais o animal e prolongar o comportamento errado.
6

Quanto ao xixi por excitação, procure ter uma aproximação calma do cachorro.

  • Se o animal já foi treinado, peça para ele sentar e recompense com um afago sob o queixo ou uma guloseima.
  • Mantenha a voz calma e suave quando interagir com o animal.
  • Se o cachorro aprender que a chegada do dono é um momento de excitação, o comportamento só vai piorar.
  • Jamais bata no cachorro.
7

Agora que sabe como lidar com o xixi por medo ou excitação, não deixe de espreitar esses artigos do umComo para compreender melhor o comportamento do seu pet:

  • Porque meu cachorro fica me encarando
  • Como fazer o cão parar de pular nas visitas

Seja paciente e boa sorte!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como lidar com xixi por medo ou excitação, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.