Areia para gatos

Como limpar a caixa de areia do gato

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como limpar a caixa de areia do gato

Se compartilha a sua vida com um gato deve ter muito clara a importância da higiene da sua caixa de areia, não só para evitar cheiros em casa, mas porque o seu felino quer e precisa ter sua caixa de areia limpa para um perfeito uso. Se não quer atrapalhar a rotina do seu felino em relação ao uso da sua caixa de areia, recomendamos que você cuide muito da limpeza, por isso, neste artigo de umComo.com.br contamos para você como limpar a caixa de areia do gato.

Também lhe pode interessar: Como ensinar um gato a usar a caixa de areia

Passos a seguir:

1

Além da limpeza total da caixa de areia que você fará uma vez ou duas por semana, é recomendável que elimine os restos de fezes diariamente na terra. A primeira coisa que deve fazer é levantar a caixa e incliná-la para trás. Com o uso diário, pode ser que fique um pouco de areia presa na base, por isso terá que agitá-la para que os grãos de areia se soltem, pode usar nesse momento uma pá ou um pedaço de papel para pegar os blocos grandes de terra e jogá-los assim no lixo.

Se o seu gato não usa a caixa de areia, pode ser porque está suja e, lembre-se, que eles são animais muito limpos. De qualquer forma, convidamos você a ler o nosso artigo sobre por que meu gato não usa a caixa de areia onde indicamos a você alguns dos motivos mais frequentes.

2

Além das fezes, também terá que tirar a areia que tenha ficado amassada pela urina, já que é habitual que, com o xixi, a terra forme uma massa compacta e contamine o resto da terra quando o seu gato voltar a urinar. Também é recomendável que com uma pá retire estes blocos de terra para que não contaminem o resto da caixa. Em umComo contamos para você como evitar o cheiro da urina do meu gato.

Isto é uma rotina que qualquer dono de gatos tem que realizar diariamente para que a caixa de areia aguente limpa o máximo de tempo possível. Se permanecer assim, o seu gato usará a caixa sem problema e não prejudicará a sua higiene nem saúde.

Como limpar a caixa de areia do gato - Passo 2
3

Para a limpeza total da caixa de areia, terá que esvaziar a caixa completamente. Jogue fora a terra dentro de um saco hermético, se houver areia presa à caixa, use um papel ou uma pá para que tudo se solte. Uma vez que tenha tirado todos os restos de areia, coloque a caixa de molho com água quente e um sabão suave, deixe ficar um bom tempo assim para limpar em profundidade.

Não se recomenda usar sabões nem águas sanitárias com muito cheiro porque podem afetar o uso da caixa de areia. Uma boa ideia são os limpadores anti-amoníaco ou com oxigênio ativo, que não deixam rastro de cheiro. Pense que os gatos são muito sensíveis aos cheiros e poderia ser muito incômodo.

Como limpar a caixa de areia do gato - Passo 3
4

Depois de permanecer uns 15 ou 20 minutos de molho, enxague a bandeja e dedique o tempo necessário para que seque bem. Não deve ficar umidade nem restos de cheiro, é uma boa ideia usar papel de cozinha para secar tanto as paredes como a base. Uma vez que a caixa esteja seca, deve encher a gaveta de areia limpa suficiente para que o seu felino possa cavar e tampar as suas necessidades.

Quando tiver enchido a caixa de areia, pode usar inclusive algum desodorizante que não seja prejudicial nem incômodo para o seu pet. Há à venda muitos tipos de neutralizadores, assim, terá que experimentar algum que o seu gato tolere, se não for o caso, continue com a higiene frequente da sua caixa sem usar aromas adicionais.

5

Além de limpar a caixa de areia, terá que varrer e recolher todos os restos que tenham caído no chão da zona onde está a caixa do seu felino, toda a zona deve ficar bem limpa. Ainda que o normal seja que a areia seja trocada uma ou duas vezes por semana, isto dependerá do material que usar, assim, se notar que a areia cheira mal, troque as vezes que sejam necessárias ou inclusive opte por outro tipo de areia que seja aglomerante e de sílica, porque são as que melhor seguram os cheiros. São mais caras, mas aguentam mais tempo limpas e ao eliminar os resíduos diários se esquecerá da limpeza em profundidade semanal.

Como limpar a caixa de areia do gato - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a caixa de areia do gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como limpar a caixa de areia do gato