Lavar um gato

Como limpar as orelhas do gato

Como limpar as orelhas do gato

Os felinos são animais carinhosos e incrivelmente independentes, uma qualidade bastante valorizada por nós. O seu nível de limpeza torna-os em animais de estimação ideais para a convivência, mas apesar do nosso gato se limpar sozinho, precisa também da nossa ajuda para limpar áreas delicadas no seu corpo, como as orelhas. Por se tratar de uma zona muito sensível, antes de o fazer convém saber como limpar as orelhas do gato para evitar causar-lhe danos. Em umComo.com.br explicamos-lhe com detalhe.

Também lhe pode interessar: Porque os gatos mexem as orelhas
Passos a seguir:
1

Manter as orelhas do nosso gato limpas é muito importante para evitar desconfortos e doenças, pois trata-se de uma zona muito sensível e delicada. É necessário habituar o seu felino desde pequeno a este tipo de procedimentos, aproximar o contato entre si e o seu gato, e fazer que se sinta confortável quando o estiver limpando, isto é fundamental para que o trabalho seja mais simples para ambos.

2

Pelo meno uma vez por mês, devemos dedicar-nos à tarefa de verificar e limpar as orelhas do nosso gato.

Nunca deverá introduzir nada nas orelhas do seu gato. Os cotonetes, as bolas de algodão, etc podem causar um tremendo dano ao animal, pois ao ser um animal de estimação muito inquieto qualquer movimento pode fazer com que estes elementos entrem profundamente no seu ouvido causando desconforto.

3

A melhor forma de limpar as orelhas do seu gato é umedecendo uma gaze em soro fisiológico. Escorra-a bem antes de a passar pela orelha do felino, desta forma evitará que o líquido entre no ouvido gerando desconforto. Passe-a com muito suavidade pela zona eliminando toda a sujidade acumulada.

4

Não tente limpar profundamente o ouvido do animal ou poderá causar o efeito contrário, gerando uma infeção se ficar líquido acumulado na zona. Se o soro entrar no ouvido o gato pode-se sentir muito desconfortável e inquieto.

5

Se der banho ao seu gato em casa preste especial atenção para que durante o processo não caia dentro das suas orelhas shampoo, sabão ou água em excesso, elementos que também podem produzir uma infeção.

6

Se observar que o ouvido do seu gato conta com secreções fora do normal, ou que o animal coça ou toca na zona constantemente, o mais recomendável é levá-lo ao veterinário para uma revisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar as orelhas do gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
CARLOS ALBERTO PEREIRA
Bom dia.. meu gato balança a cabeça e o ouvido faz barulho como se estivesse cheio de água.. O que devo fazer??
Editor umComo.com.br
Oi Carlos! Você deve levar o seu gatinho no veterinário o mais rápido possível para que ele faça um exame físico e recomende o tratamento mais adequado para o seu pet.
Como limpar as orelhas do gato