Como limpar os dentes de um hamster

Como limpar os dentes de um hamster

Você tem um hamster como animal de estimação? Pois se não conhece muito estes pequenos animais, recomendamos que continue lendo este artigo. Quando um hamster chegar a sua casa terá que enfrentar certos cuidados, mas não se alarme, pois são roedores muito higiênicos e os seus cuidados são muito simples. Com carinho e um pouco de informação, fará com que seu pequeno amigo tenha uma vida saudável e feliz. Em umComo.com.br contamos para você como limpar os dentes de um hamster.

Passos a seguir:
1

Para começar, deve saber que os dentes do hamster, como os de qualquer roedor, crescem constantemente; se não se desgastarem de uma forma equilibrada, o crescimento será imenso e o seu animal poderá sofrer de problemas nos dentes com graves transtornos.

O segredo para cuidar dos seus dentes está em uma alimentação saudável. Nisso o seu veterinário será a melhor pessoa para o aconselhar melhor. A dieta perfeita deve cumprir com todas as suas necessidades nutricionais e incluir grãos duros para que o roedor, ao comer, limpe os dentes de forma natural, mantendo-os do tamanho adequado. Em umComo contamos para você como alimentar um hamster para que possa cuidar do seu novo amigo do jeito que precisa.

2

Um bom desgaste dos dentes graças à alimentação será fundamental para que seus dentes não cresçam em excesso. Com isso, saiba que não existe um produto específico para limpar os dentes do seu hamster pois é uma tarefa que eles mesmos realizam graças a uma boa alimentação e também aos brinquedos que possa proporcionar.

Estes acessórios serão fundamentais para que possa roer, desgastar e limpar seus dentes; existem superfícies de papelão ou de madeira natural ideais para que seu animal brinque e trabalhe com seus dentes.

3

Proporcionar um objeto para que seu hamster possa roer é fundamental. Os incisivos deste roedor crescem ao longo de toda a sua vida e com uma superfície dura ao seu alcance poderá roer e desgastá-los; é muito importante que tenha este tipo de materiais ao seu alcance porque, caso contrário, terá que ir ao veterinário para que este corte os seus dentes.

Você mesmo pode desenhar sua casa com superfícies de madeira ou papelão para seu animal ou escolher entre os produtos existentes no mercado para que seu animal brinque e trabalhe sua dentadura. Existem algumas barras de madeira ou sticks para hamster que podem ser colocadas em sua gaiola para estimulá-lo a limpar os dentes; existem barrinhas de comida muito nutritivas para roedores, feitas como prêmio para que seu animal se limpe ao mesmo tempo que desgasta seus dentes.

4

Os dentes do hamster não são brancos, costumam ter uma cor amarelada e isso é natural. Não fique obcecado com a cor, mas se começar a adquirir uma cor marrom-escuro ou manchas pretas, vá de imediato ao veterinário especializado em animais exóticos para ver o que está acontecendo. Se notar também que seus dentes não se desgastam, terá que consultar o especialista para ver se o tamanho é correto e, se não for o caso, cortá-los.

Neste outro artigo contamos para você como cuidar de um hamster para ter as noções básicas do que este animal precisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os dentes de um hamster, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.