Como limpar os olhos do meu cachorro

Como limpar os olhos do meu cachorro

Amamos o nosso cachorro e queremos vê-lo sempre contente e saudável, uma tarefa que depende em grande media dos cuidados que lhe damos. Alimentá-lo de forma adequada e mantê-lo limpo é muito importante, em especial nas zonas delicadas como os olhos. Mas muitas vezes limpar o nosso cachorro neste zona pode se converter em um verdadeiro desafio, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar os olhos do seu cachorro de forma simples.

Passos a seguir:
1

É importante manter os olhos do seu cachorro bem limpos para evitar a acumulação de crostas e remelas, ou o desenvolvimento de infecções oculares que possam ser muito desconfortáveis para o animal. Além disso evitamos assim que o animal de estimação, ao sentir coceira e desconforto, tente coçar a região ocular com as patas, algo que costuma produzir muitas complicações.

2

Como sempre, a recomendação é que habitue o seu cachorro a este tipo de higiene desde cachorrinho, assim evitará que se ponha nervoso durante este processo. De qualquer forma, você nunca deve estar estressada, caso contrário o animal perceberá e não deixará que lhe toquem com tanta facilidade.

3

Pegue o seu cachorro de forma gentil mas segurando com firmeza para evitar que se escape. A forma mais prática é sentá-lo no seu colo, mas se o seu cachorro for muito tranquilo pode limpar-lhe os olhos sentado em frente a ele.

4

Mergulhe um pedaço de gaze em uma solução fisiológica, especial para limpar tanto os olhos humanos como os dos animais, ou em camomila morna, e deslize com suavidade de cima para baixo, retirando pouco a pouco a sujeira. É melhor fazê-lo suavemente e repetir várias vezes para que o olhos fiquem bem limpos, do que fazê-lo apenas uma vez bruscamente.

5

Repita o procedimento com o outro olho, mas usando sempre uma gaze nova, assim evitará que se transmitam possíveis infeções de um olho para o outro.

Pode limpar os olhos do seu cachorro duas vezes por semana, a menos que se trate de uma raça propensa a acumular remelas e sujidade, ou caso o seu animal de estimação tenha tido problemas oculares, nesses casos é conveniente limpar diariamente.

6

Ao terminar não se esqueça de premiar o seu cachorro com um delicioso biscoito especial para cães, desta forma o animal começará associar a limpeza dos olhos com algo positivo que no final tem uma recompensa, tornando-se assim mais dócil com o passar do tempo.

Veja também: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os olhos do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.