Como limpar os olhos do meu gato

Como limpar os olhos do meu gato

Os nossos felinos convertem-se com facilidade nos nossos melhores amigos, brincalhões e sempre prontos para receber mimos e carinhos. Mas para que estejam saudáveis, é bastante importante cuidar da sua saúde e manter limpas as zonas importantes como os olhos ou as orelhas para evitar infeções. Conhecendo o carácter dos felinos sabemos que isto não é tarefa simples, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar os olhos do seu gato de forma fácil.

Passos a seguir:
1

Como qualquer outra medida higiênica, é bastante importante habituar o nosso gato desde pequeno a deixar-se tocar e limpar por nós, desta forma garantimos que o animal não fique nervoso ou irrequieto quando limparmos os seus olhos.

2

Os olhos são uma parte bastante delicada do animal, pelo que se torna importante limpá-los com frequência para evitar a acumulação de sujidade e crostas que possam adoecer o animal. Para começar devemos agarrar o gato de forma gentil mas firme, assim evitamos que fique nervoso e escape. Se ficar muito nervoso, coloque uma toalha à volta dele para evitar que o arranhe.

3

Para limpar os olhos do seu gato utilize uma gaze nova umedecida em água destilada, com um movimento suave retire as crostas e a sujidade acumulada na zona. Agarre noutra gaze e repita o procedimento com o outro olho. Não é conveniente usar a mesma gaze para prevenir a transmissão de infeções.

4

É conveniente limpar os olhos do seu gato pelo menos duas vezes por semana, mas se por algum motivo o seu animal acumular muita sujidade nesta zona, será bom fazê-lo diariamente. Lembre-se que sempre que terminar de limpar o seu gato, deve dar-lhe uma recompensa pelo seu bom comportamento. Um delicioso biscoito irá fazê-lo pensar que o sacrifício vale a pena, assim no futuro irá deixar-se limpar com maior facilidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os olhos do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.