Como limpar um aquário

Como limpar um aquário

Para manter a saúde dos peixes e a higiene do aquário, é necessário limpá-lo com frequência. Esta é a forma de o manter em ótimo estado para favorecer a saúde dos nossos peixes. Se não sabe por onde começar, em umComo.com.br explicamos como limpar um aquário de forma simples. Pronto para aprender?

Passos a seguir:
1

Lembre-se que os peixes são muito sensíveis e especiais. Por isso, não é recomendável usar sabão ou produtos de limpeza diária para eliminar a sujeira do aquário. Eles poderiam originar problemas na saúde dos peixes, por isso tenha muito cuidado.

2

Existem bombas especiais que colocadas dentro dos aquários, ajudam a manter a qualidade da água. Essas bombas mudam a água de forma constante: acabam com a água suja e colocam água limpa. É aconselhável usá-las uma vez por semana, quando a água do aquário começar a ficar suja.

3

Existe também a opção de colocar em seu aquário peixes limpadores. São peixes especiais que mantêm o aquário limpo, pois acabam com toda a sujeira e os restos acumulados nele. Antes de o fazer, certifique-se que eles são compatíveis com as espécies de peixes que você já tem no seu aquário.

4

Tenha cuidado com as algas acumuladas nas paredes do aquário e outros elementos que tiver dentro. Aconselhamos usar uma vez por semana um raspador que ajude a terminar com a alga que cresce. Não aplique nenhum sabão nem detergente, pois como dissemos anteriormente, pode afetar seus peixes.

5

É muito importante dedicar parte da limpeza ao filtro do aquário. Você pode limpá-lo a cada 15 dias, evitando fazê-lo ao mesmo tempo que o resto do aquário pois não é aconselhável. Limpe-o e elimine toda a sujeira acumulada que impeça a água de ficar limpa. Em um centro especializado você pode conseguir os utensílios adequados, além de suporte biológico para realizar esta tarefa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar um aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Evite soltar resíduos tóxicos na água de seu aquário.
  • Não use nenhum produto que não seja recomendado por um especialista.