Partilhar

Como manter meu gato limpo

Como manter meu gato limpo

Existe uma característica típica dos felinos que nenhum dono pode ignorar: os gatos são animais muito higiênicos. Apesar de que convém acostumá-los com a água desde pequenos, a realidade é que estes animais costumam se limpar sozinhos. No entanto, dependendo de por onde nosso gato ande, muitas vezes ele se suja mais do que o normal, e é difícil para ele conseguir se limpar sozinho, por isso muitas pessoas se perguntam como manter seu gato limpo sem incomodá-lo muito. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você consiga fazê-lo com sucesso.

Também lhe pode interessar: Como manter um gato limpo sem lhe dar banho
Passos a seguir:
1

Os gatos se limpam para limpar seu próprio pelo, são animais super higiênicos, no entanto (e principalmente para evitar que soltem muito pelo em casa), convém ajudá-los com a tarefa de limpeza para mantê-los limpos.

2

Escovar o pelo do nosso gato é fundamental para mantê-lo limpo. Ajuda a reduzir a sujeira de seu pelo, elimina os nós, evita que a casa esteja sempre cheia de pelos e que ele engula muitos deles, reduzindo assim possíveis doenças nos gatos com problemas para cuspir as bolas de pelo.

No caso de gatos de pelo curto podemos fazê-lo uma vez por semana, enquanto os de pelo comprido precisam desse cuidado diariamente.

3

Se você mora em uma casa com jardim ou seu gato tem contato com outros animais, é muito importante que durante a escovação você preste atenção à existência de parasitas como pulgas ou carrapatos, e olhe bem o estado de sua pele que deve estar livre de atritos, feridas e irritações.

4

Se quiser manter seu gato limpo é muito importante limpar suas orelhas, uma parte muito delicada da anatomia do animal. A limpeza correta das orelhas ajuda a prevenir diferentes doenças e é recomendável fazê-lo uma vez por mês.

Para começar não introduza nunca nada nas orelhas do felino (cotonetes, palitos com algodão, etc.) porque qualquer movimento repentino, típico desses inquietos animais, poderia machucá-lo gravemente. O melhor é usar uma gaze com soro bem escorrido e limpar a orelha na sua parte externa e interna, mas sem ir muito fundo para não machucar.

5

Também com uma gaze umedecida em soro podemos limpar os olhos do nosso gato caso ele tenha alguma remela ou sujeira. Pegue com firmeza a cabeça do animal e suavemente elimine qualquer sujeira com a gaze. É muito importante ser delicado, pois se o felino se sentir atacado ou incômodo pode escapar dos seus braços ou lhe atacar para fugir da situação.

6

Os gatos não costumam ser animais que precisam tomar banho como no caso dos cachorros, mas é sempre conveniente acostumá-lo desde pequeno com a água, pois se em algum momento sua pele se manchar de barro, gordura ou qualquer outra substância, precisaremos dar um banho nele em casa, e o ideal é que a experiência seja o menos agressiva possível para o animal.

7

Para manter o gato limpo é importante fazer que toda a tarefa de limpeza seja uma experiência agradável para ele. Você nunca deve forçá-lo, pois isso só produziria medo no felino e depois seria difícil que ele deixasse você se aproximar. Após terminar, recompense ele com uma bolacha de gatos para que ele sinta que todo o processo valeu a pena.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como manter meu gato limpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como manter meu gato limpo

1 comentário
Leila
Eu ganhei 2 gatos grandes, eles são bonzinhos mas as orelhas tão muito suja dentro,eu queria muito sozinha poder limpar,mas nunca fiz e estou com receio?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Leila, nesse link poderá ver um vídeo explicativo de como limpar as orelhas do seu gato: http://animais.umcomo.com.br/video/como-limpar-as-orelhas-do-seu-gato-12089.html

Como manter meu gato limpo
Como manter meu gato limpo

Voltar ao topo da página