Como mudar a água do aquário

Como mudar a água do aquário
Imagem: creativehomex.com

Que lindo e relaxante é ver os peixinhos nadando em um aquário! No entanto a experiência não será a mesma se a água estiver suja, o que origina maus odores e dificulta a observação. Se está na hora da limpeza e você não sabe como mudar a água do aquário, pode contar com a ajuda deste artigo umComo.com.br! Nele apresentamos-lhe o passo a passo da troca da água em um aquário simples, para que o ambiente nele volte a estar equilibrado e saudável para os peixes habitarem. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

Comece por mudar os peixes para um ambiente aquático temporário, visto que seria complicado trocar a água do aquário com eles no interior. Verta para uma tigela a água do aquário junto com os peixes (pode usar uma xícara ou copo para facilitar a transferência deles), e coloque-os em um local seguro.

Imagem: blog.meuamigopet.com.br
2

Com os peixes agora fora do aquário, pegue nele e realize a limpeza. Em alguns casos basta passar o aquário e os seus elementos decorativos (pedrinhas, plantas, etc) por água corrente; se houver algum tipo de resíduo difícil de remover, esfregue-o com esponja e água quente. Em seguida passe o aquário por água fria e seque-o.

Imagem: portuguese.alibaba.com
3

Seu aquário está agora limpo e pronto a receber de novo os peixinhos! Nesta fase há que ter em conta um aspeto importante: não é aconselhado trocar toda a água antiga por uma nova. Esse tipo de erro faz com que os peixes sofram estresse devido à diferença de PH e temperatura, que pode levá-los à morte.

Imagem: aquarios.org
4

Por essa razão o ideal é trocar, no máximo, metade da água suja por uma nova (o ideal é trocar apenas 20% da água suja). Essa água nova pode ser da torneira, mas será necessário que a deixe repousar um ou dois dias antes em um recipiente junto com um bom condicionador de água, que tem a função de retirar o cloro.

Imagem: alconpet.com.br
5

Prepare o aquário colocando novamente os elementos decorativos no interior, e adicione a água nova. Verta para aquário a água suja, que deverá passar por um filtro ou rede colocado na abertura do aquário com a função de captar os resíduos. Termine o processo colocando os peixes no interior!

Imagem: aquaforum.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar a água do aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Troque a água dos peixes semanalmente ou de 15 em 15 dias.
  • Estas dicas são válidas para aquários simples que não usem termostatos, filtros e outros.