Partilhar

Como os cachorros enxergam

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como os cachorros enxergam
Imagem: blogbrasil.com.br

Ao contrário do que possa pensar, os animais não veem o mundo da mesma forma que nós humanos, o que nos leva a questionar, por exemplo, como os cachorros enxergam. Essa é uma boa questão à qual procuramos responder neste artigo umComo.com.br. Você ficará surpreendido ao perceber que seu cachorro observa o mundo de forma muito diferente, pois seus olhos são diferentes e, consequentemente, sua visão também. Para descobrir como é a visão dos cães, continue lendo este artigo!

Também lhe pode interessar: Porque os cachorros roncam?
Passos a seguir:
1

Tal como os humanos, os cachorros possuem seus olhos localizados à frente do crânio, o que significa que enxergam melhor objetos na sua frente do que ao seu lado.

2

Os cachorros são muito melhores que nós ao enxergar no escuro, dado que seus olhos possuem pupilas maiores para uma maior entrada de luz, e refletem e amplificam a luz até 130 vezes mais que os humanos. Por esta razão se diz que os cachorros são dotados de visão noturna.

Como os cachorros enxergam - Passo 2
Imagem: portaldodog.com.br
3

Cachorros têm preferência por brinquedos e objetos que se movimentam porque não enxergam muito bem objetos parados. Para você ter uma noção, um cachorro consegue identificar um objeto em movimento a 900 metros de distância, mas se este estiver estático só o reconhecerá a 500 metros.

4

Porém isso não acontece com todas as raças de cachorro: os Pastor Alemão e Rottweiler, por exemplo, são considerados míopes por não conseguirem enxergar objetos mais distantes, mesmo que estes se encontrem em movimento.

Como os cachorros enxergam - Passo 4
Imagem: amordoce.com
5

Os cachorros conseguem enxergar objetos claramente se estes se encontrarem a 50 ou mais centímetros dos seus olhos. Se os objetos se localizarem a distâncias melhores, o resultado é uma imagem embaçada que eles não conseguirão distinguir.

6

Em relação a cores pode se dizer que os cachorros são daltônicos, dado que não conseguem distinguir o verde do vermelho nem o amarelo do laranja: para eles estas 4 cores e suas tonalidades são sempre amarelo.

Como os cachorros enxergam - Passo 6
Imagem: blog.templatemonster.com
7

Isto acontece porque o cachorro não possui capacidade de enxergar um espectro de cores tão vasto quanto nós. Eles enxergam o mundo em tonalidades azuis e amarelas (visão bicromática), com um pouco de cinza à mistura.

Como os cachorros enxergam - Passo 7
Imagem: linkanimal.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os cachorros enxergam, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como os cachorros enxergam

Como os cachorros enxergam
Imagem: blogbrasil.com.br
Imagem: portaldodog.com.br
Imagem: amordoce.com
Imagem: blog.templatemonster.com
Imagem: linkanimal.com.br
1 de 5
Como os cachorros enxergam

Voltar ao topo da página