Como os gatos enxergam

Como os gatos enxergam

Por mais populares e domesticados que sejam os gatos, não faltam curiosidades e mistérios sobre os seus hábitos únicos e peculiares. A ciência já descobriu bastante coisa sobre os bichanos: sua anatomia, suas origens, o porquê de alguns comportamentos e seus gostos. Ainda assim, da mesma maneira que os gatinhos nunca saberão como é viver na pele de um homem, nós, humanos, dificilmente saberemos tudo o que eles sentem. Felizmente, muita gente já se mobilizou para entender melhor sobre o comportamento desses felinos. O umCOMO também se interessou pelo tema e reuniu informações para explicar como os gatos enxergam.

Como os gatos enxergam as cores

Antes de nos perguntar como os gatos enxergam as cores, é preciso saber: eles realmente as enxergam? A resposta é SIM. Diferente do que muita gente pensa, eles não enxergam o mundo em preto e branco, mas têm uma paleta de cores limitada quando comparada à visão humana.

Os gatos não têm as células que capturam as cores de notas avermelhadas. Desse modo, assim como os cachorros, os gatinhos não percebem os tons que variam entre vermelho, laranja e marrom. Por outro lado, eles têm um tipo de receptor que acentua a cor verde. De forma geral, podemos considerar que os gatos enxergam cores e tons que variam entre o azul e o amarelo (o verde é a soma das duas cores). Ou seja, os gatos têm uma visão dicromática

O que também já se sabe é que um dos motivos de os gatos não serem tão sensíveis às cores é justamente porque eles captam muita luminosidade e não conseguem controlar a quantidade de luz recebida, como a visão humana. É por essa razão que com a distinção de cores limitadas, fica ainda mais difícil perceber os tons com nitidez durante o dia. Imagine a visão dos gatos durante o dia como uma foto onde o branco é "estourado".

Como os gatos enxergam à noite

Os felinos são uma família de animais que têm uma visão noturna aguçada. Isso explica o fato de os gatos serem uma espécie adaptada para enxergar bem no escuro e na penumbra. Enquanto a visão deles durante o dia pode ter um ponto de vista turvo devido ao excesso de luz que entra, os bichanos têm uma visão noturna até 8 vezes mais apurada quando comparada ao homem.

O fato de os olhos dos gatos serem maiores do que os dos seres humanos também contribui para a sua excelente visão noturna. A desvantagem desses olhos grandes é o enfoque. Os gatos só podem focar em objetos que estejam a menos de 30 centímetros de distância. A visão periférica dos gatos é de 30º (mais ampla do que a dos humanos, que é de 20º), isso ajuda nos seus reflexos e também na visão noturna, mas contribui para esse foco limitado.

Para dar uma noção aos humanos de como os humanos enxergam, o artista Nickolay Lamm estudou a visão dos gatos e criou o projeto "What do cats see", com imagens que simulam como os gatos enxergam em comparação com os humanos. Repare que a imagem de cima representa a visão humana, enquanto a de baixo seria como um gato enxerga sob a mesma perspectiva:

Imagem: nickolaylamm.com

Como os gatos enxergam os humanos

Com todos os estudos que já existem, talvez nunca seja possível saber exatamente como os gatos decodificam a informação e dão sentido ao mundo a partir disso. Há quem diga que os gatos não façam uma distinção de espécies com seus donos e seres humanos. Em outras palavras, isso quer dizer que eles enxergam o homem como "um grande gatão" apenas um pouco diferente que é responsável pela sua proteção e afeto.

Sabe-se também que ao observar movimentos rápidos, os gatos os percebem com uma nitidez maior que a vista humana. Ao prestar atenção em uma cena de ação, por exemplo, por mais rápido que seja o ato, eles conseguem enxergar "levemente em câmera lenta" e prestar mais atenção nos detalhes. Os bigodes também são uma maneira de distinguir e comparar a visão humana da dos gatos: se os homens usam somente como adorno, os gatos o utilizam para detectar objetos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os gatos enxergam, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.