Partilhar

Como os gatos veem

Como os gatos veem

Quer conhecer os mistérios do olhar felino? Está se perguntando como um felino vê o mundo? Os humanos e os gatos têm muitas coisas em comum, mas a visão dos felinos tem algumas particularidades que vamos revelar. Continue lendo e descubra alguns elementos chave da perspectiva visual dos gatos e alucine com a sua maravilhosa e excepcional forma de ver a vida. No seguinte artigo de umComo.com.br explicamos para você em detalhes como os gatos veem.

Também lhe pode interessar: Como educar um filhote de gato
Passos a seguir:
1

O campo de visão dos gatos é mais amplo que o dos humanos. Esse campo é a área que vemos no momento em que os olhos focam um ponto específico, e inclui o que temos na frente, o que capturamos por cima, embaixo e aos lados da zona de enfoque. Os olhos dos gatos têm um campo de visão de 200 graus, em comparação com os 180 da visão humana.

Como os gatos veem - Passo 1
2

Os felinos, ao contrário dos humanos, enxergam mais borrado durante as horas de luz, pois as células receptoras da luz nos olhos dos gatos são diferentes das nossas. Ainda que ambos tenhamos bastões para a visão a preto e branco com luz tênue, e cones para diferenciar as cores em meios luminosos, a realidade é que as células não se distribuem da mesma forma. Nos gatos, os bastões predominam e nas pessoas, os cones são mais numerosos. Além disso, os bastões não estão diretamente ligados com um nervo ocular, pois ao contrário dos humanos, ligam-se entre eles primeiro formando grupos de células. Isto faz com que vejam muito melhor em condições de pouca luz ou penumbra. E durante o dia, os gatos têm uma visão um pouco mais turva porque os bastões não enviam informação suficiente para o cérebro.

Como os gatos veem - Passo 2
3

Os felinos veem até oito vezes melhor com luz tênue que os seres humanos, já que a visão dos gatos evoluiu dessa forma para que tenham excelentes habilidades de caça durante as horas de menos luz. Os gatos selvagens precisavam aproveitar tanto o tempo para caçar, que os seus olhos se adaptaram à escassez de luz para serem mais eficientes. Como referimos no ponto anterior, nos olhos dos gatos predominam os bastões, e é por isso que os gatos veem entre seis a oito vezes com mais nitidez na escuridão.

Como os gatos veem - Passo 3
4

Outra das peculiaridades da visão dos gatos é que não veem a preto e branco. Os gatos não têm interesse pelas cores, essa obsessão pela cor é pouco habitual nos mamíferos, salvo no caso dos humanos. As pessoas têm três tipos de células receptoras da cor: vermelho, verde e azul, mas os gatos, assim como os cães não têm o cone vermelho, e por isso só veem cores como o amarelo, o verde ou o azul. Além de não perceberem as cores vermelhas e suas respectivas tonalidades, também não percebem as cores saturadas nem vivas.

Como os gatos veem - Passo 4
5

Os gatos têm os olhos maiores que os humanos, fruto dessa necessidade de prolongar a atividade de caça durante mais tempo. Ter esses olhos tão grandes também traz certas dificuldades, já que lhes custa focar mais. As pessoas têm músculos nos olhos que distorcem os objetos próximos para poderem vê-los melhor, mas para os gatos é bem mais complexo porque os seus olhos funcionam como se fosse a lente de uma câmera de fotos. Concluindo, a sua visão de perto não é tão boa como a dos seres humanos.

Como os gatos veem - Passo 5
6

Gostaria de descobrir mais curiosidades sobre os gatos? Então, não pode perder os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os gatos veem, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como os gatos veem

Como os gatos veem
1 de 6
Como os gatos veem

Voltar ao topo da página