Como os insetos veem

Como os insetos veem

O sentido da visão é talvez o mais importante para os animais. Permite-lhes ver o mundo que os rodeia, descobrir seu alimento, avisar sobre um perigo. Mas não podemos pensar que todos os seres vivos do planeta veem igual. Os insetos têm uma visão diferente de nós, a seguir explicamos como funciona. Os insetos têm dois tipos de olhos: os simples e os compostos.

Como são os olhos dos insetos

A grande maioria dos insetos têm dois tipos de olhos: os simples ou ocelos e os compostos ou facetados. Os olhos simples estão dispostos no centro da frente e são, geralmente, dois ou três. Os olhos compostos, como seu nome indica, compõem-se de pequenos olhos em forma de cano alongado. A superfície exterior de cada um deles, possui uma cara ou faceta em forma de hexágono, semelhante ao talhado de um brilhante e, no interior, uma lente ou cristalino e a retina ou membrana para recolher as impressões luminosas. O conjunto forma a córnea ou membrana transparente externa, que é convexa, aumentada e constitui o olho composto. O número de tubinhos que formam o olho composto é variável: certas formigas têm 9 e a mosca 400 e a libélula 28.000.

Como os insetos veem

Como cada tubinho tem uma lente, a luz que penetra por eles grava na retina uma parte do objeto que o inseto olha. Para ver o total, forma-se uma imagem "em mosaico", isto é, fragmentada, e é diferente da humana, que é contínua. Também os olhos dos insetos estão adaptados ao seu meio de vida, e geralmente captam melhor o que está em movimento do que o que está em repouso.

Os insetos veem as cores

Os naturalistas realizaram muitos estudos para saber se os insetos distinguem a cor das flores e outros objetos e os resultados são espantosos. Assim, hoje sabe-se que a abelha não distingue bem a cor vermelha, e quando se aproximam flores desta cor, o fazem porque as mesmas refletem luz azul, que os insetos pode captar. Também são sensíveis aos raios ultravioletas, que nós não podemos perceber.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os insetos veem, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.