Partilhar

Como passear o meu cachorro

Como passear o meu cachorro
Imagem: revistacatdog.com

Uma das coisas mais importantes para que nosso cachorro seja saudável e feliz é levá-lo para passear. Ter um jardim grande é cômodo para quem tem cachorro, mas seria um erro pensar que é suficiente para ele. Nosso cachorro precisa poder sair para passear, fora de casa, com a gente. Ter nosso cachorro em casa seria como trancá-lo e esquecer uma parte importante de seu desenvolvimento, como os impulsos naturais de marcar território, procurar e reconhecer cheiros, se relacionar com outros cachorros, investigar e queimar toda sua energia do dia para poder descansar melhor. Por isso, em umComo.com.br explicamos como passear seu cachorro.

Coisa de dois

Primeiro pense que sair para passear com seu cachorro não tem que ser um pesadelo. Deve ser algo tranquilo, para criar um vínculo entre vocês dois. Às vezes os cachorros ficam muito ansiosos, o que pode fazer eles puxarem a coleira, mas não é culpa deles, somos nós os responsáveis por ensiná-los a passear. Vocês saem para passear juntos, e para que seja agradável você deve ter paciência e empatia com seu cachorro. É importante lembrar que qualquer cachorro que vive trancado tem pior caráter e tende a ser mais destrutivo que os cachorros que têm uma boa rotina de passeio com seus donos.

Conselhos para dominar o passeio

  • Para seu cachorro saber que é você que "manda", deve entender que você é seu dono e não seu inferior, portanto ao sair de casa seja o primeiro a sair pela porta e o primeiro a entrar quando voltar. Como a posição é importante, durante o passeio tente passear estando ligeiramente na frente dele.
  • Use uma coleira curta para que possa estar mais próximo do seu cachorro, mas que não seja uma coleira tensa.
  • Dedique tempo ao passeio. Não queira terminar logo. Seu cachorro precisa de tempo para poder passear e para poder se sentir bem. O ideal seria entre meia hora e uma hora diária.
  • Lembre-se que três vezes por dia é o mais adequado, e tente que seja de manhã, de tarde e à noite. Faça o possível para que no inverno não sejam as horas com mais frio, e no verão evite as horas de maior calor.
  • Após ter passeado com ele e se o seu comportamento for adequado, deixe um tempo para ele explorar o lugar. Para ele, você deixar ele fazer suas necessidades e cheirar o lugar é uma grande recompensa. Você deve decidir quando termina este tempo, deve lembrar que sempre deve ser inferior ao tempo dedicado a caminhar.
  • Leve sempre um saquinho para recolher os excrementos do seu cachorro e colocar no lixo.
  • Ao chegar a casa, faça seu cachorro esperar por você enquanto guarda sua coleira e tira os sapatos ou a jaqueta, assim evitaremos o nervosismo.
  • Ao chegar a casa, dê a ele comida e água, assim sentirá que é sua recompensa por chegar a casa e saber esperar sua hora.

Aspectos importantes

  • Antes de sair de casa lembre-se de evitar sair quando seu cachorro se sentir muito ansioso, tente acalmá-lo antes e quando ele estiver mais tranquilo podem sair.
  • Não se centre unicamente em levar ele para passear nos passeios dele. Leve ele para onde você for sempre que for possível, assim ajudará ele a conhecer mais lugares e socializar melhor com outros cachorros e outras pessoas.
  • Se ele puxar a coleira durante o passeio, devolva o puxão de forma firme (nunca agressiva) e quando estiver perto de você fale um não rotundo. Quando tiver retomado a calma, volte a passear e parabenize-o quando andar tranquilo do seu lado.

Lembre-se

O que dissemos até aqui é algo geral, mas você deve considerar o tamanho e as necessidades de seu cachorro; perante qualquer dúvida sobre o dia a dia com seu cachorro e a raça de seu cachorro é importante que vá ao veterinário para esclarecê-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como passear o meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como passear o meu cachorro

1 comentário
Karla
Olá, minha cachorra fica muito ansiosa ao saber que vai passear. Ela parece já saber o horário, e fica aguardando, quando nos vê já corre pra perto da guia, e fica latindo sem parar. Até colocar a guia nela, é complicado, pois ficamos esperando ela parar de latir, e demora! Ela deita, e então colocamos, mas sinto que é muita ansiedade, e imagino que assim como para nós, essa ansiedade se em excesso não faz bem! O que fazer pra diminuir essa ansiedade?

Como passear o meu cachorro
Imagem: revistacatdog.com
Como passear o meu cachorro

Voltar ao topo da página