Como passear o meu gato


Na sociedade em que vivemos, ao menos em nosso país, estamos acostumados a ver os cães passearem com seus donos pela rua. Saem para passear, fazer exercício e também para fazer suas necessidades. Estamos acostumados a pensar que nossos gatos estão sempre fechados nos apartamentos, porque como fazem suas necessidades em sua caixa, não é necessário que saiam. Mas isto não tem por que ser assim. Os gatos também podem passear e desfrutar da natureza conosco. Por isso, em umComo.com.br queremos lhe falar sobre como passear com um gato.
Desparasite o seu gato. Aconselhe-se com o veterinário antes de levá-lo para passear. Se for necessário, pergunte por algum colar que o proteja de possíveis bichos.
Consiga uma coleira adequada. Cada gato é diferente, assim sendo tente conseguir uma coleira adequada que não o incomode. Veja o tamanho correto para dar tempo de reagir se cruzar com um cachorro. A correia deve ser curta mas frouxa.
Acostume seu gato à coleira de passeio antes de levá-lo a passear. Coloque a coleira mas sem correia, de início ele pode ficar nervoso, mas deixe 10 minutos, depois tire e lhe dê um prêmio e mimos para que veja que é algo bom. Nunca deixe seu gato sozinho com a coleira, pois ele pode se enganchar em algum lugar.
Quando ele já não tiver medo da coleira, ajuste-a um pouco e anime-o a caminhar com ela, não o guie nem o obrigue a passear em determinados lugares. Deixe que caminhe sozinho, a intenção é que aceite a coleira com naturalidade. Dê-lhe um prêmio e mimos quando andar com a coleira.
Quando estiver acostumado à coleira coloque a coleira em casa e deixe-o passear. Primeiro sozinho e depois com você. Não o arrastes nem o obrigue a passear por lugares concretos. Deixe-o livre e assim evitará que se sinta forçado. Aumente os minutos por dia, e verá os resultados e como irá melhorando. Ele deve aceitar a ideia de passear com você.
Tenha especial cuidado no primeiro passeio, coloque-o no chão na frente da porta durante dois minutos, se ficar curioso e não com medo, aumente os minutos.
O primeiro passeio pelo exterior terá de ser de alguns minutos e sempre em uma área protegida sem o perigo de encontrar outros animais, com gente desconhecida ou com ruídos que possam assustá-lo.

Os passeios devem ser curtos e em lugares pouco perigosos já que os gatos assustam-se com facilidade.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como passear o meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
- Leve em conta que nem todos os gatos são iguais, e se o seu gato é assustadiço ou tímido, não é aconselhável levá-lo para passear na rua. É melhor ficar em um pátio ou terraço onde esteja seguro. Demonstre somente que poderá enfrentar a situação sem muito estresse.
- Se vive em uma cidade, é pouco aconselhável levar seu gato para passear já que há mais situações que podem se converter em perigos.
- Se tiver qualquer dúvida, não hesite em ir ao seu veterinário.