Partilhar

Como posso manter o meu cachorro sempre limpo

Para manter seu cachorro sempre limpo você deve seguir uma série de importantes indicações. Não é complicado, mas como tudo na vida, se é a primeira vez que você tem um cachorro, é importante estar bem informado e procurar informação para saber como limpar seu cachorro e para que a higiene dele seja a correta. Além disso, você deve ter em consideração que a higiene do cão muda dependendo da idade. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe um pouco mais.

Também lhe pode interessar: Porque o meu cachorro está sempre com fome
Passos a seguir:
1

Não dê banho em seu cachorro até 7 dias depois de ter sido vacinado. Se for necessário, limpe-o com um xampu seco ou um pano umedecido em álcool de alecrim e depois escove-o energicamente.

2

Quando você puder dar banho nele utilize um xampu para cachorros ou, na falta dele, um xampu para crianças com um pH ácido. Seque-o completamente com uma toalha e secador. A frequência do banho é muito variável dependendo da raça do cachorro e do seu estilo de vida: um animal de pelo longo ou que more no campo se sujará mais do que um de pelo curto e caseiro. Pode detectar a simples vista quando um cachorro está sujo e você deve lavá-lo.

3

Os cachorros de pelo longo devem ser escovados pelo menos uma vez por dia para evitar a formação de nós e tirar o pelo morto. Nos cachorros de pelo curto é conveniente fazer isto duas vezes por semana.

4

É importante fazer limpeza dos ouvidos (sobretudo se o cachorro tiver orelhas caídas), da boca e checar as unhas do cão.

5

Para limpar os ouvidos faça a limpeza com um algodão umedecido em um pouco de álcool ou empregando produtos específicos à venda em lojas especializadas ou clínicas, sem ir fundo demais para não danificar o canal auditivo.

6

Para limpar a boca do cachorro dê a seu cachorro ossos de imitação (couro) uma ou duas vezes por mês, já que para ele representa um brinquedo, não geram farpas e tiram o sarro dos dentes.

7

Para limpar as unhas do cachorro você não deverá fazer nada se seu cão fizer muito exercício, já que se limpam de forma natural. Caso contrário leve seu cachorro ao veterinário para que ele as corte. Não tente fazer isso sozinho porque você poderia danificar o nervo que está nelas, o que se torna muito doloroso para o animal.

8

Observe se ele arrasta o traseiro esfregando-se no chão, é possível que tenha vermes ou que suas glândulas anais estejam cheias. Você deverá levá-lo ao veterinário para vermifugá-lo ou para que ele esvazie suas glândulas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como posso manter o meu cachorro sempre limpo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como posso manter o meu cachorro sempre limpo

2 comentários
Rosimeiry Rodrigues
Como desmarcar o território do cachorrinho! Ele faz xixi e coco em vários lugares
Editor umComo.com.br
Oi Rosimeiry! O mais importante é que você limpe muito bem essas zonas, de modo a eliminar totalmente o cheiro da urina. Pode também auxiliar-se em produtos próprios para esse efeito que se vendem nas petshops. Para além disso, se o seu cachorro é um filhote, deverá ensinar ele a fazer as necessidades num jornal até aprender a fazer na rua. Leia este artigo que pode ajudar: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-ensinar-meu-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-jornal-12698.html
Juliana
Meu cão é agitado, quado chove ele corre pular nas poças de agua, com isso ele fica todo sujo e molhado. Como faço para ele parrar com esse costume?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana, pois isso é meio complicado pois se ele gosta de água é normal que faça isso. Mas se o que quer é que ele não o faça para se manter sempre limpo, leve-o a passear com coleira e puxe-o sempre que ele for para as poças.

Voltar ao topo da página